Discussão:O Capital

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tópico sem título[editar código-fonte]

Me Ajudem a expandir o conteúdo de O Capital

conteúdo expandido... e agora, melhor revisar[editar código-fonte]

O conteúdo cresceu do dia 27 para 29 de junho de 2007. Mas agora vejo que precisa ser melhor revisado pois acabaram ficando dois tópicos (1 na p´ropria página e outra num link) sobre a Acumulação Primitiva por exemplo. Passarei muitos itens da página para artigos em separado, possivelmente os outros livros econômicos de Marx por exemplo (e talvez na página sobre Marx criar essa relação de livros). O problema é que falar de economia de Marx as pessoas logo associam ao O Capital, então se formos desmembrar os outros livros, fazê-lo de forma atraente para estimular as pessoas a consultarem (por exemplo, acho interessantíssmo o Formações Econômicas Pré-capitalistas).

A adição de conteúdo acabou empurrando o texto originalmente existe ("publicação de O Capital na Rússia") para baixo, vou recolocá-lo para cima como parte dos bastidores da publicação.

Quanto à parte do conteúdo, sou o autor da parte sobre maquinaria (Livro 4) e originalmente havia publicado no site do CMI - Central de Midia Independente (http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/03/376347.shtml), em copyleft. A diferença entre licenças é que a do CMI permite reprodução, mas não para fins comerciais. Porém, como autor, deixarei também nos termos da Wikipedia (domínio público).

mais mudanças[editar código-fonte]

Feliz ou infelizmente quando as pessoas querem saber de noções da teoria econômica marxista acabam buscando O Capital. Se formos falar de tudo no artigo ficaria muito grande. Como forma de completar ao mesmo tempo de deixá-lo de leitura fácil, colocamos muitos itens como ligações Wiki externas:

  • Acumulação de capital
  • manuscritos econômico-filosóficos de 1844
  • Filosofia da Miséria
  • Grundrisse
  • Formações Econômicas pré-capitalistas
  • Contribuição à Crítica da Economia Política
  • Compendio de O capital
  • O Capital - Extratos
  • A compra e venda da força de trabalho: origem da mais-valia
  • Teoria da Abstinência

Assim, para completarem as informações quanto às teorias econômicas, sugiro que as pessoas não fiquem restritas ao O capital mas busquem esses tópicos para complementarem a informação.

Observações nos procedimentos de ligação[editar código-fonte]

Dentro do possível, apenas acrescentei informações ao invés de criar uma ligação a um artigo inexistente. Queria compartilhar as decisões que tomei:

  • Compendio de O capital - acrescentei informações no artigo sobre o autor Carlo Cafiero
  • O Capital - Extratos - acrescentei informações no artigo sobre o autor Paul Lafargue
  • Grundrisse - criei novo artigo e coloquei Formações Econômicas pré-capitalistas, já que Formações faziam parte dos Grundrisse
  • A compra e venda da força de trabalho: origem da mais-valia - acrescentei informações ao Força de trabalho, aproveitando que o artigo era pequeno (aumentou um artigo pequeno e diminuiu o grande artigo sobre O capital)
  • Teoria da Abstinência - sendo uma teoria de Nassau William Senior comentada por Marx, e já que no artigo sobre o autor haviam apenas 3 linhas inicialmente, acrescentei o subitem "comentário de Marx sobre Senior" em Nassau William Senior e colocando como ligação visível as palavras "Teoria da Abstinência"


planos futuros[editar código-fonte]

Penso que muitos que acessam O capital estão atrás de pequenas noções do conteúdo. Achei mais adequado deixar os tópicos do conteúdo de forma a aparecer no índice, como forma de estimular acréscimos, de acordo com os Livros de 1 a 4 (por enquanto temos 4 subitens sobre Livro 1 e 1 sobre Livro 4).

As pessoas podem ir acrescentando subitens como "Mercadoria", "troca", etc (apenas sugestões)

Futuramente, quando o número de subitens estiver numeroso, talvez tenhamos de repensar outras partes como "publicação de O Capital nos países" ou "Lista dos Livros", de forma a evitar que fique muito grande. Se hipoteticamente ficar muito grande, será necessário dividir o O Capital por Livros... mas por enquanto acho que temos um equilíbrio que beneficia o leitor pois possibilita ver várias coisas numa página só.

O conteúdo do Livro 4 "reposição de maquinaria (Capital constante)" é grande e talvez seja melhor futuramente proceder como no conteúdo do Livro 1, que viraram ligações apenas com uma sinopse embaixo. Se for proceder assim, a minha sugestão (até como autor do "reposição...") é colocar esse conteúdo dentro do artigo sobre capital constante, embora por enquanto o interessante é que as pessoas estão tendo acesso imediato a algo que é pouco divulgado (afinal muitos só ficam no conteúdo do Livro 1)

galera vamom arruma esse artigo[editar código-fonte]

é louvável essa idéia de aumentar o artigo sobre o capital mas na minha opinião era bom trabalhar com níveis de abstração onde o leitor tem o resumo e vai na vegando e se aprofundando, não estou falando para apagar e sim para traansportar o texto para outro lugar tipo como eu wesatava fazendo e fui muito censurado por isso fui eu que comecei os temas capital constante meios de subsstência que apagaram é assim mesmo começa pequeno e depois vai ampliando eu acho interessanate nós trabalharmos com palavras chaves oq vcs acham?rautopia 20h54min de 5 de Julho de 2007 (UTC)

ligações entre verbetes[editar código-fonte]

Escandalosamente, no verbete Economia lia-se "... a economia marxista, a escola neoricardiana, a escola keynesiana e a economia neoclássica..." e não havia nenhuma ligação para escola marxista. O que fiz é ligar "escola marxista" ao "O Capital", quem clica em escola marxista lê "O Capital". Assim pelo menos as pessoas sabem que existe conteúdo dentro da Wikipedia quanto ao assunto. Não acho necessário criar verbete para "escola marxista" por enquanto.

Outro: o verbete mais-valia é pobre, para explicá-la a questão, estou fazendo as pessoas acessarem Força de trabalho que tem um subitem "compra e venda da força de trabalho" para explicar a mais-valia...

Ainda, onde se lê "valor", no caso de páginas de economia a maioria se refere à teoria do valor-trabalho, então quando as pessoas clicam em "valor", elas não são redirecionadas para o verbete Valor e sim para o verbete teoria do valor-trabalho. Só tem um porém: há teorias do valor que não são a do valor-trabalho, como a dos Fisiocratas (primeiros economistas), que está mais para "valor-terra" ou "valor-natureza".

legal cara estou acompanhando a evolução dos artigos sobre o capital e afins legal mesmo muitos artigos que eu tinha começado que tava pequeno está sendo aumentado essa é a idéia legal mesmo queria que vc assinasse é só colo car 4 ~ e tipo insissto na idéia de trabalhar em níveis de abstração posi em algumas partes está muito complexo tem um pedação que das prra mandar pro capital constante ou pra mais valia rautopia 13h28min de 10 de Julho de 2007 (UTC)