Discussão:Região Sul do Brasil/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Geografia e Economia

Sugiro criarmos um artigo secundário para os itens geografia (sugestão: Geografia da região Sul do Brasil} e economia (sugestão: Economia da região Sul do Brasil), já que os assuntos são extensos. O que vocês acham? -- Cícero H. Rodrigues msg

Como não houve uma resposta, eu crie os dois artigos secundários. Ass: Cícero H. Rodrigues msg 09:13, 2 Maio 2006 (UTC)
Boa! Raphael talk + 09:24, 3 Maio 2006 (UTC)

Também gostei. Mateus Hidalgo diga! 12:17, 4 Maio 2006 (UTC)

Grupos musicais

Desculpem-me, mas será que todos os grupos musicais listados têm expressão nacional realmente? --D. P. Campos 03:43, 3 Maio 2006 (UTC)

Eu, particularmente, não conheço vários. Talvez fosse bom adotar um critério não subjetivo para escolher quais entram e quais não. Nem que fosse algo do tipo "Já cantou no Faustão". Raphael talk + 09:24, 3 Maio 2006 (UTC)

Eu também não conheço vários, mas acho que não teria problema por eles serem citados no artigo, desde que haja relevância enciclopédica. Resolvido isso, eu só trocaria o "alcançaram conhecimento nacional", coisa que, parece-me, ainda não aconteceu. Mateus Hidalgo diga! 12:17, 4 Maio 2006 (UTC)

Ver também e Ligações externas

Não sei se essas seções são tão necessárias assim. Os links externos para as páginas dos estados deveriam ficar nos artigos dos estados e esses já foram citados inúmeras vezes. Não acho necessário repetir em "Ver também", pois pra mim essa seção de destina mais a temas relacionados que ainda não foram desenvolvidos no artigo (por que se for, deve-se usar o "Ver artigo principal). Raphael talk + 09:24, 3 Maio 2006 (UTC)

Isso mesmo Raphael, já disse tudo. Mateus Hidalgo diga! 12:17, 4 Maio 2006 (UTC)
Já removi. Raphael talk + 03:03, 29 Maio 2006 (UTC)

Emissoras de TV

Na minha opinião isso não é uma característica cultural da Região. Não me parece ser algo realmente relevante a ponto de não ser considerado propaganda. Se ninguém se manifestar a favor da permanência dessa seção eu a removerei em alguns dias. Raphael talk + 02:57, 29 Maio 2006 (UTC)

Pensando melhor...

A seção "Cultura" está meio inchada: "Esporte", "Política", "Moda" e "Emissoras de televisão" não tem nada a ver com a cultura em si. Ou tem? Raphael talk + 03:02, 29 Maio 2006 (UTC)

Também acho! André O amanhã de ontem é hoje?! 02:27, 15 Junho 2006 (UTC)
Sim, precisamos reformular a seção Cultura... JoãoFelipe hein? 23:44, 5 Setembro 2006 (UTC)

Introdução

A introdução do artigo ficou maior, e isso é bom, mas devemos evitar elogios exagerados ou expressões "ufanistas" (desculpem o uso da palavra). No artigo Santa Catarina tivemos questionamentos a respeito da excessiva atenção dada às características européias e desenvolvidas do estado. Se pudermos tornar este artigo um pouco mais equilibrado (?), melhor. --D.P. Campos 01:38, 6 Setembro 2006 (UTC)

Não é uma questão de atenção excessiva, o fato é que são características marcantes do estado, que ficam evidentes para quem o visita. O povo sulista tem direito de se orgulhar de suas características como alfabetização, alto índice de desenvolvimento humano, dentre outros, num cenário brasileiro. O artigo deixou claro que a região não é perfeita, mas se sobressai como desenvolvida no Brasil. Não considero elogio exagerado ou ufanismo. Acho muito mais discutível a sessão de cultura que apresenta nomes que não expressam a cultura sulista, tais como Xuxa e afins. Está de fato muito 'inchada' como dito num acomentário acima. Giuli 17:45, 17 Setembro 2006 (UTC)

Anita Garibaldi

Ok, a Anita é uma grande figura, mas não seria melhor dizer que o Giuseppe foi uma das grandes personagens da história? Basta comparar os dois artigos existentes. Giuli 17:54, 17 Setembro 2006 (UTC)

Pena

Foi uma pena colocar este artigo como destaque. Ele ainda falta muito pra ficar completo. Do jeito que está muita coisa que ainda não foi escrita, deixou de ser mostrada em uma oportunidade futura. Squibb msg 22:30, 17 Setembro 2006 (UTC)

Cultura: Listas de listas

Aquelas listas no item Cultura são completamente desnecessárias... imaginem se colocarem todos os políticos desta região, todos os atores e atrizes, todas as pessoas famosas e jogadores de futebol... ufa... vai ser um artigo de listas... Aliás, jogador de futebol e políticos são representantes da cultura do Sul? Báh... sei não... Não me entendam como um anti-Sul... ao contrário, moro aqui e daqui não saio... Abraço a todos! Bruno Slessa 17:08, 18 Setembro 2006 (UTC)

Concordo. Um link que levasse a uma relação (aberta) de esportistas, artistas, emissoras de tv etc, seria interessante... pois isso é importante para quem procura saber sobre alguma 'personalidade' sulista, mas não no artigo mesmo listá-los. Isso polui o texto. Marcio c. g.

Brancos

A maioria dos habitantes da Região Sul é de origem européia, sendo 83,6% da população sulista composta por brancos. Alguns fatores contribuíram para a concentração da imigração européia no Sul, começando pelo meio natural, especialmente devido ao clima temperado, bastante frio. Fora isso, motivos históricos (...)

O clima temperado e frio tem muito pouco a ver com isso. Os fatores históricos, que estão bem colocados depois, são os mais importantes. Até porque, se fosse assim, não teríamos os portugueses por todo o território brasileiro (quente) durante a colonização. Acho que o texto precisa ser revisto. Ricærdø

Não tem pouco a ver. Os italianos que vieram para formas Colônias (e não para trabalhar no café, como caso do Sudeste) escolherem instalar-se mais para o sul e levaram em conta o fator clima sim. Houve uma identificação com a região, até mesmo com o relevo. Ex.: os morros do centro-oeste do RS lembrando as colinas da Itália. Os portugueses que vieram durante a colonização vieram com objetivos muito diferentes das imigrações a que o texto se refere. Giuli 16:54, 19 Setembro 2006 (UTC)

Desculpa-me Giuli, mas o Ricardo tem razão... a última coisa que os imigrantes tiveram foi opção de escolha. A função e organização das colonônias era determinado pelo governo brasileiro. As duas principais levas de imigrantes brasileiros foram logo após a proclamação da república e durante o governo de Getúlio Vargas. No primeiro caso os imigrantes vieram como uma opção barata a mão de obra escrava (a europa estava passando por uma séria recessão), neste primeiro momento no Rio Grande do Sul a principal leva foram de alemães. Na segunda leva a intenção clara de Getúlio Vargas era de "branquear" a população brasileira e consolidar as fronteiras do país, que corriam risco de serem perdidos para os países vizinhos e, inclusive, invadido pela Alemanha nazista (Hitler tinha interesse na região central do continente sul americano).
A escolha pelos italianos das "serras" não foi para parecer igual a Itália... Acontece que os portugueses tomaram conta de todo o litoral brasileiro, inclusive da região sul. Com a vinda dos alemães estes preferiram ficar à beira dos grandes rios pois a costa estava repleto de lusitanos (naquele tempo os imigrantes e portugueses não se misturavam). Os alemães produziam e só podiam vender aos portugueses.
Os italianos quando vieram já encontraram o litoral colonizado e os rios também. Só lhes sobraram as serras. Lugar que os portugueses não quizeram (pq será?) e nem os alemães. Hoje com as rodovias é lindo passear pelas serras... a 100 anos atrás não era bem assim...
A minha esposa é de uma colônia de alemães aqui do RS, e eles deixam bem claro que não tiveram qualquer escolha de onde ficar... os portugueses mandavam em tudo... eles só podiam vender as suas produções para os portugueses, e só podiam comprar diretamente destes também.
Hoje as cidades alemães são muito mais prósperas que as portuguesas, mas eles tiveram que ralar muito...
Abraços a todos.
Bruno Slessa 17:15, 19 Setembro 2006 (UTC)

Mas eles escolhiam entre Sul e Sudeste. Não estou dizendo que foi muito fácil, conheço a história da imigração. A "serra" era a área que ninguém queria cultivar (as chamadas terras devolutas cedidas pelo governo) mas posteriormente ocorreu uma identificação com o território gaúcho. Falei sobre a diferença da imigração entre os portugueses que chegaram durante a colonização e as imigrações ítalo-germânicas bem posteriores, com outro contexto e objetivo. Claro que houveram imigrações portuguesas depois (açorianos, por exemplo.) mas estava distingüindo da época colonial, quando o objetivo era extrair o que houvesse de bom, "forrar a guaiaca" e se mandar. Essas imigrações que falamos foram com o objetivo de realmente fazer do Brasil uma nova pátria. Giuli 19:27, 19 Setembro 2006 (UTC)


E os italianos tinham o "knowhow" da plantacao de uvas, que sempre produziram melhor em regioes de serra e pedregosas. Hoje em dia tem outras tecnicas, mas naquele tempo... Entao, eles preferiram ir para as regioes serranas, de semelhante clima da Italia e assim por diante.o comentário precedente não foi assinado por 189.71.32.132 (discussão • contrib.) Heitor discussão 00h56min de 24 de Setembro de 2008 (UTC)

Independência

Gente, se concordamos ou não, é outro problema. Mas isso aqui é uma ENCICLOPÉDIA para falar de todos os assuntos referentes ao tema. Se alguém quer acrescentar, ÓTIMO, mas que esse alguém não tente fazer censura. É desse modo que os independentistas ganham mais adeptos. Eu não sou a favor de separações, mas sou contra a CENSURA. E é isso que alguns membros da WIKi em português parecem não entender. Tomam atitudes típicas de enciclopedistas de militares. Podemos mudar/acrescentar o texto, bem como deslocar o tema para o fim da página. Mas apagar NÃO! Afinal, enciclopédia livre é isso.

Meu caro, eu moro em POA, e os próprios gaúchos dão risadas destes movimentos. Caso queiram insistir, por favor, utilize ao menos fontes válidas para acrescentar estas informações, e não generaliza, ok? Bom trabalho. Bruno Slessa 20:32, 9 Novembro 2006 (UTC)

Meu caro, pelo visto não és gaúcho. Não importa, não precisa se sentir melindrado com o movimento deles pela independência por causa disso. Eu sou carioca, e assim como uns dão risadas, outros apóiam fervorosamente. A idéia aqui não é se eu ou outrem não gostamos desse movimento. A questão é que ele existe, e isto aqui, se vc nao sabe, é uma enciclopédia para INFORMAR sobre FATOS. Se vc está descontente com o fato de este movimento existir, então procure um psicólogo, mas não pratique VANDALHISMO!

Ok, mas trabalhe com fatos, ok? Nada de achismo. Boa noite amigo. Bruno Slessa 00:46, 11 Novembro 2006 (UTC)

America

A America é composta de rochas e arvores...

Fontes

Gostaria de saber onde estão as fontes da seção Demografia. - Uniemelk Pernambuco diga 19:26, 21 Dezembro 2006 (UTC)

Completo o comentário no sentido de que em toda a wikipédia faltam referências e bibliografias. Toda informação deve ser referênciada para colaborar na acreditação das informações. A propósito devemos colocar como uma das principais responsabilidades dos administradores a política da Verificabilidade. Estendo o comentário para todas as parte do artigo. David Andrade 19:59, 21 Dezembro 2006 (UTC)

Uniemelk, agora já citei as fontes bibligráficas no artigo Demografia da região Sul do Brasil como você me pediu, porque o OS2Warp já acabou de proteger o artigo Região Sul do Brasil, impedindo definitivamente que edite a página sem antes citar as fontes. Daí, eu citei as fontes no artigo que fala sobre o povo sul-brasileiro. Como eu faço para desproteger a página do artigo? Desfazer?
Feliz Natal e Próspero Ano Novo de 2007,
--Deyvid Aleksandr Raffo Setti 23:23, 22 Dezembro 2006 (UTC)
Excelente trabalho, Deyvid. Sugiro que contate o OS2Warp e informe-o que queres por tais informações no artigo principal. Boa sorte e boas edições. - Uniemelk Pernambuco diga 23:48, 22 Dezembro 2006 (UTC)


Bandera do Sul

¿Alguien podría completar el artículo subiendo la bandera independentista de esta región para así poder ponerla en las otras wikis? Saludos o comentário precedente não foi assinado por 80.38.254.55 (discussão • contrib.) 12h14min de 6 de Junho de 2007 (UTC)

O que não faltam são bandeiras independentistas aqui no Sul... Virou até mesmo um folclore na região, que dificilmente é levado a sério. Já existe um artigo específico para tratar destes assuntos: Movimentos separatistas no Brasil. Abraços. Bruno SL 12h14min de 6 de Junho de 2007 (UTC)

estudo - trabalho de colégio

Fale um pouco sobre os seus estados!!! grata

Opinião do autor sobre este artigo

O artigo Região Sul do Brasil é um trabalho de divulgação da cultura geral feito por um rato de biblioteca como eu, autor deste artigo, que vivo freqüentando a Biblioteca Pública do Paraná a cada quinzena (período de quinze dias), para devolver e emprestar livros sobre assuntos do meu interesse a medida que eu vivo escrevendo novos textos nos verbetes da Wikipédia de língua portuguesa. Enquanto eu estiver sem vontade de trabalhar em artigos sobre o Brasil, contribuirei em artigos sobre os demais países sul-americanos até voltar aos assuntos do nosso país. Por favor falar em Brasil, já contribuí em seis estados brasileiros a saber: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso. Os artigos de que eu mais orgulho são Paraná e Santa Catarina, estado onde mais visitei presente na vida real, embora eu tenha visitado os Campos Gerais em 22 de outubro de 2006, um domingo do Dia Nacional do Vaticano.

Tem pessoas que olham para este artigo como fonte de pesquisa para trabalhos escolares de extrema prontidão em casos de urgência, mas eu nem presto atenção para estes estudantes, a não ser que devo estar sempre atento ao histórico de composição deste artigo, esperando a vinda de novos usuários e IPs anônimos que fazem aqui as revisões ou os vandalismos recentes. Eu espero que nas próximas gerações este artigo seja um exemplo de qualidade para os demais artigos da Wikipédia de língua portuguesa. Para efeito de resultado, escolherei sempre os temas na hora criar escrevendo novas seções nos artigos sobre geografia dos rios do mundo inteiro, como foi feito em Rio Tietê. Por isso, conversarei com os especialistas da Wiki PT sobre isso.

Existem artigos que seguem os padrões de qualidade, tem outros que não são tão bons. Por isso, eu sempre recomendo pesquisar nos livros da biblioteca da sua cidade antes de fazer modificações nos artigos da Wikipédia de língua portuguesa. Eu sou um dos defensores do registro de todo o conhecimento humano, dentro das regras originais da fundação, ao lado do nosso querido usuário Sorín e de todos wikipedistas experientes. Espero sempre colaborar com este projeto, desde que eu respeite as regras da comunidade. Para efeito legal, aqui não é lugar para vandalismos, como fazem os usuários anônimos de IP.

Meu primeiro artigo já escrito foi História Antiga, com base no livro que tenho à disposição. Mas por via de dúvidas, este artigo já foi muitas vezes vandalizado, por isso arrumo um tempinho para arrumá-lo em caso de melhoria necessária. O objetivo deste artigo vandalizado várias vezes, é divulgar a cultura geral sobre o passado das grandes civilizações até a Idade das Trevas. Tem pessoas que olham para este artigo e visitam para conhecer como eram os acontecimentos no tempo dos deuses. Só para resaltar era uma época difícil, tinha que trabalhar muito, pois não havia computador, Internet, telefone, avião, essas coisas, enfim nada o que existe hoje.

Bom pessoal, ficaremos por aqui e tenham boa noite, --Deyvid Aleksandr Raffo Setti (discussão) 03h09min de 26 de Março de 2008 (UTC)

Sugestões para um texto mais correto e abrangente

Acredito que, logo no início, não há motivo para não mencionar que a forte influência européia, além da contribuição italiana e germânica, é, acima de tudo, portuguesa. Afinal, por mais que a cultura germânica e italiana tenham deixado fortes marcas, a base da cultura sulista é também portuguesa, em especial em SC, onde houve forte colonização açoriana desde o início do século XVIII, e no RS, onde a colonização remonta ao século XVII e às disputas com os castelhanos. Aliás, importante seria também deixar clara a importância hispânica nas regiões fronteiriças.

Além disso, sugiro que, na seção sobre "população proporcionalmente maior que a área", troque-se o "desenvolvimento social e cultural" que teria advindo do maior grau de alfabetização por "desenvolvimento socioeconômico". Por mais que isso soe como "picuinha", o fato é que, atualmente, tem-se evitado em artigos e enciclopéidas usar termos que "valoram" culturas como mais ou menos avançadas. Pelo contrário, o desenvolvimento puramente social e econômico é reconhecível através de estatísticas e pode ser realmente associado à alfabetização.

--YgorCoelho (discussão)