Discussão:Saxofone

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

boquilha/buquilha[editar código-fonte]

Um usuário anônimo substituiu todas as ocorrências de "boquilha" por "buquilha". Achei estranho por sempre ter lido o termo boquilha. Consultei diversos sites de fabricantes e lojas de instrumentos e também o dicionário Houaiss que define boquilha como "3. mús em alguns instrumentos de sopro, peça onde se ajusta a palheta". No mesmo dicionário o termo buquilha é inexistente. Uma vez que esse dicionário cobre os regionalismos lusófonos, acredito que este termo esteja incorreto, por isso reverti todas ocorrencias para o anterior: boquilha. Caso eu tenha cometido um erro, por favor revertam mas apresentem as fontes para a reversão. Cralizemsg 00:41, 18 Dezembro 2006 (UTC)


Já ouvi os dois. Creio que boquilha é mais utilizado. jpprazeres 03:21, 29 Janeiro 2007 (UTC)


lista de saxofonistas[editar código-fonte]

Para organizar melhor a lista alfabética de saxofonistas, estou criando um novo verbete chamado Lista de saxofonistas. Proponho incluir, no lugar onde se encontra a lista atual, um vínculo para o novo verbete. Com isso desejo poder organizar melhor a lista, podendo consultar na ordem alfabética ou pelo(s) tipo(s) de saxofone tocado. Sou um utilizador iniciante e gostaria de ter uma opinião, além de uma ajuda nesse meu intento.

Obrigado!

jpprazeres 03:21, 29 Janeiro 2007 (UTC)

fabricantes de sax[editar código-fonte]

tenho um saxofone tenor bastante antigo e tenho dúvidas quanto ao nome do fabricante. gravado no sax há um desenho de um globo e por cima deste desenho está escrito (não está bem legível)well klang ou algo parecido com isso. existe ou existiu algum fabricante com o nome well klang? se alguém souber envie a resposta para www.flopphin@yahoo.com.br

o saxofone foi um instrumento inventado[editar código-fonte]

Na secção História diz: "Ao contrário da maioria dos instrumentos populares hoje em dia, que para chegar ao seus formatos atuais foram evoluídos de instrumentos mais antigos, o saxofone foi um instrumento inventado." Isto quase que leva a pensar que esses instrumentos mais antigos não foram inventados, mas sim descobertos, quiçá, a crescer em árvores.

Frase fora de contexto[editar código-fonte]

"Actualmente apesar de manterem as suas antigas funções contribuem ainda para perseguições a adolescentes comumente tratadas por Vickys."

Não entendi o que essa frase tem a ver com saxofone, mas está no meio do artigo.

Fabricantes e família[editar código-fonte]

família: Foram lançados o subcontrabaixo, atualmente o mais grave da família e o soprillo(oitava a cima do soprano), que é atualmente o mais agudo dos saxofones, então atualisei a lista.

Fabricantes: Não concordo em dizer que a Vandoren é o mais usado em boquilhas e palhetas. Uma palheta muito utilizada em boquilhas de metal é a Fibracell, e outras palhetas bem destacadas, perdendo só para a Vandoren são as palhetas Rico. A boquilha Vandoren é pouco utilizada. As boquilhas mais utilizadas são : Claude Lackey, Backley(não sei se é assim que se escreve), Yanagisawa, Dukoff, ARB e Otto link. E uma comum é a Ricco Royal. Sendo assim, acrescentei mais elementos a lista.

  • devia haver mais conteudo na secção historia, tipo com os saxofonistas pioneiros do seculo xix e como eles influenciaram os posteriores do seculo xx..tipo os saxofonistas europeus do xix e inicio do xx que influenciaram os das americas nas decadas tardias..deviam dar nomes aos bois tambem..o nome dos pioneiros europeus que criaram o instrumento e suas primeiras musicas..

Edições em 04 de Dezembro de 2011[editar código-fonte]

Colegas, dei uma organizada no verbete, categorizando melhor os assuntos, adequando o vocabulário e eliminando algumas informações controversas. Mais adiante vou procurar referências que fundamentem as informações que estão no verbete. - JoãoPaulo (discussão) 21h06min de 4 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]