Discussão:Selênio

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Dados sobre cancro/câncer[editar código-fonte]

Nenhum dos dados apresentados sobre diminuição de cancro aparece fundamentado por qualquer tipo de bibliografia. De notar ainda que a página em inglês, apresenta uma perspetiva completamente diferente e fundamentada. E passo a citar:

"in randomized, blinded, controlled prospective trials in humans, selenium supplementation has not succeeded in reducing the incidence of any disease, nor has a meta-analysis of such selenium supplementation studies detected a decrease in overall mortality"

Preferia que fosse alguém com mais conhecimentos na área a editar esta página. Mas a não haver melhoramentos significativos, eventualmente irei pelo menos apagar a informação atual, por não estar fundamentada.

--Jadrian (discussão) 16h24min de 9 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

@Jadrian: Removi as alegações em questão:
Citação: As investigações realizadas têm mostrado a existência de uma correlação entre o consumo de suplementos de selênio e a prevenção do câncer em humanos. Um estudo de cinco anos conduzindo em duas universidades norte-americanas demonstrou que 200 mcg de selênio ingeridos diariamente resultaram em 63% menos tumores da próstata e 58% menos cânceres colorretais, 46% menos processos malignos do pulmão e 39% menos mortes gerais por câncer. Em outros estudos, o selênio mostrou ser promissor na prevenção do desenvolvimento dos cânceres de ovário, colo do útero, reto, bexiga, esôfago, pâncreas e fígado, bem como contra leucemia. Estudos realizados em pacientes com câncer indicaram que as pessoas com os menores níveis de selênio desenvolveram mais tumores, apresentaram uma taxa maior de recorrência da doença, um risco mais elevado de disseminação do câncer e uma taxa global de sobrevida menor do que aqueles com níveis elevados de selênio no sangue. Além disso, o selênio pode proteger o coração, principalmente por reduzir a viscosidade do sangue e diminuir o risco de formação de coágulos — diminuindo, por sua vez, o risco de ataque cardíaco e de derrame. Além disso, o selênio aumenta a proporção de colesterol HDL ("bom") com relação ao LDL ("mau"), o que é fundamental para a manutenção de um coração saudável.
Afirmações como esta necessitam de fontes robustas. Deixo aqui na discussão na eventualidade de alguém conseguir encontrar estudos que confirmem isto. Quintal 16h33min de 9 de setembro de 2015 (UTC)[responder]