Do Amor e Outros Demônios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Del amor y otros demonios
Do Amor e Outros Demónios (PT)
Do Amor e Outros Demônios (BR)
Autor (es) Gabriel García Márquez
Idioma espanhol
País  Colômbia
Género romance
Lançamento 1994
Edição portuguesa
Tradução Maria do Carmo Abreu
Editora Publicações Dom Quixote
Lançamento 1994
Formato capa mole
Páginas 185
ISBN 972-20-1204-5

Do Amor e Outros Dêmônios (Del amor y otros demonios) é um romance do escritor colombiano, premiado com o Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez em 1994.

Argumento[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Tudo começa quando Gabriel García Márquez fica encarregado de uma reportagem em Cartagena, no ano de 1949. Ao cobrir a remoção das criptas funerárias do convento de Santa Clara, o então jovem jornalista depara-se com um caixão que abriga uma ossada com cabelos de aproximadamente 22 metros. Mesmo informado de que esse fato não é incomum, Márquez relaciona o fato a uma lenda que sua avó contava, sobre uma marquesinha venerada no Caribe por ser considerada milagrosa e que havia sido mordida por um cachorro e morrido de raiva. A marquesinha possuía uma cabeleira "que se arrastava como a cauda de um vestido de noiva".

Anos depois, agora um escritor de sucesso, Márquez cria uma história para a menina que se passa há 200 anos atras em territórios sul americanos. A menina Sierva Maria Todos los Ángeles, filha do Marquês de Casalduero é mordida por um cachorro com raiva. Rejeitada pelos pais desde pequena, a menina havia sido criada entre os escravos e só depois desse incidente o pai começa a dar mais valor a ela. Recorre-se a curandeiros, feiticeiros, bruxas, tudo para retirar o diabo do corpo dela.

Ao chegar nos ouvidos do Santo Ofício, o Marquês é pressionado a deixar a filha dele em um convento, para ser ajudada pelos "obreiros" de Deus. A criança é encarcerada e, ao chegar, estranhos acontecimentos acontecem, até que ela passa a receber a ajuda do Padre Cayetano Delaura, que a principio só queria ajudar a garota. Mas logo a ajuda transforma-se em amor.

O padre é descoberto mas rejeita a garota e então ela morre sozinha em uma cela não querendo que a vida acabe e ele é mandado para um hospital para cuidar de leprosos querendo que acabe o mais rápido possível.

Books-aj.svg aj ashton 01.png A Wikipédia possui o
Portal de Literatura
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.