Dona Flor (grupo musical)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dona Flor é um grupo de Musica Popular Brasileira originário da cidade de Araraquara, no estado de São Paulo, formado em 2003. O grupo agrega na sua sonoridade elementos de Samba, Bossa nova, Baião, associados à elementos poéticos que fazem referências ao universo cultural Brasileiro. O grupo está radicado em Paris, capital da França, desde o ano de 2012[1]. O nome da banda rende homenagem ao romance Dona Flor e seus dois maridos, do escritor Bahiano Jorge Amado[2].

História[editar | editar código-fonte]

Origens[editar | editar código-fonte]

O grupo formou-se em 2003 na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo, quando a vocalista Alessandra Cintra, o violonista Adilson Franzin e o percussionista Dado Mendes, todos eles estudantes universitários do curso de Letras da Unesp (campus Araraquara), resolvem montar um grupo musical para homenagear seus ídolos da MPB[1]. Progressivamente a banda começa a aumentar sua agenda de shows, e registra um primeiro EP homônimo independente, composto por 8 canções autorais, com a produção de Fernando Galeane[1] .

Mudança para a França[editar | editar código-fonte]

No ano de 2012 os integrantes da banda mudam-se para Paris, dando continuidade ao trabalho musical que já desenvolviam anteriormente no Brasil. No final do mesmo ano, o percussionista Dado Mendes retorna ao Brasil por motivos pessoais, e a banda dá continuidade ao trabalho como um duo. A vocalista Alessandra Cintra inicia também um curso de Teoria Musical na Universidade Paris 8 Saint Denis[1]. O duo continua suas atividades, realizando concertos em tradicionais casas locais de espetáculo especializadas em jazz e world music, como Le Baiser Salé, La Bellevilloise, Bab-Ilo, Cave du 38 Riv, La Barricade et Petit Théâtre du Bonheur, entre outros, contando com apoio de músicos convidados.

Em Paris, a banda ampliou suas referências musicais, agregando elementos da música francesa, e também do jazz e do jazz-samba. Conhecem também inúmeros outros músicos brasileiros radicados na cidade, com quem têm a oportunidade de tocarem juntos e realizarem parcerias musicais[3]. Gravam na cidade o single Voix de lumière, primeira composição do duo em língua francesa, com produção do percussionista brasileiro radicado na França, Silvano Michelino[4].

Em 2015 o grupo retornou ao Brasil para uma temporada durante a qual registrou as seções de gravação do primeiro álbum, intitulado "Outras margens", com turnê de lançamento prevista para se iniciar no ultimo trimestre do mesmo ano pela Europa[3].

Estilo Musical[editar | editar código-fonte]

O grupo têm sua musicalidade baseada na MPB, agregando elementos de jazz, samba, pop e música regional brasileira. O grupo aponta como referências e influências musicais nomes como Dorival Caymmi, Tom Jobim, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Djavan, Chico Buarque, João Bosco, entre outros[1][5].

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Dona Flor (EP) - 2011
  • Voix de Lumière (single) - 2015
  • Outras Margens (álbum) - 2015

Integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Alessandra Cintra - Voz (2003-presente)
  • Adilson Franzini - Violão e composições (2003-presente)
  • Dado Mendes - Percussão (2003-2012)

Referências

  1. a b c d e «MPB: Banda Dona Flor, de Araraquara, faz sucesso em Paris há 3 anos». www.araraquara.com. Consultado em 5 de setembro de 2015 
  2. «Cave du 38 Riv'». www.38riv.com. Consultado em 5 de setembro de 2015 
  3. a b «De Franca para a França: conheça a Dona Flor - Portal GCN.net.br». Consultado em 5 de setembro de 2015 
  4. «Clip Dona Flor, Voix De Lumière, vidéo et Paroles de chanson». Jukebox. Consultado em 5 de setembro de 2015 
  5. «Dona flor - Cave du 38 Riv' | BilletReduc.com». www.billetreduc.com. Consultado em 5 de setembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]