Dugi otok

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Março de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Dugi Otok
Croatia - Dugi Otok.PNG
Geografia física
País  Croácia
Localização Mar Adriático
Área 113,3  km²
Geografia humana
População 1772 (2001)
Isola Lunga.JPG

Dugi otok ou Dugi Otok (Isola Lunga em italiano) é uma ilha da Croácia e do Mar Adriático com cerca de 113 km², localizada perto do continente, a oeste de Rava, e Ugljan. A maior cidade da ilha é Sali. A população total da ilha incluindo as outras cidades conta com 1772 habitantes (2001). A ilha contém muitas vinhas e pomares.

O seu nome significa "ilha longa", pois é a maior e mais longa das ilhas de Zadar, com 45 km de comprimento por 5 km de largura). A sua altitude máxima é 300 m; a maior parte das suas terras mais altas contém bosques de pinheiros. A costa ocidental é quase desprovida de ocupação humana e a costa oriental tem muitas vilas e aldeias. Entre estas estão Sali, a maior cidade da ilha, e Božava, Dragove, Soline, Brbinj, Luka, Polje, Verona, Savar, Veli Rat, Zaglav, e Žman. Um parque natural, Telašćica, cobre a parte meridional da ilha e fica adjacente ao parque nacional de Kornati.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Mapa das ilhas do aquipélago de Zadar, em redor de Dugi otok

.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Croácia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.