Edwin Thompson Jaynes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Edwin Thompson Jaynes (Waterloo, Iowa, 5 de julho de 1922 - St. Louis, Missouri, 30 de abril de 1998)[1] foi um físico americano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Seu pai morreu quando ele era muito jovem, mas deixou uma grande biblioteca e um piano, legados que estimularam um envolvimento com a aprendizagem e com a música ao longo da sua vida.[2] Cresceu em Parkersburg, Iowa.

Formou-se bacharel em física em 1942 aos 20 anos, pela Universidade de Iowa. Em 1950, concluiu seu PhD em ferroeletricidade na Universidade de Princeton, sob a direção de Eugene Wigner. Escreveu extensivamente sobre mecânica estatística e em bases de probabilidade e inferência estatística.[3] Um foco particular de seu trabalho foi a construção de princípios lógicos para a compreensão da probabilidade. Foi considerado uma figura inovadora no cenário da física teórica.[4]

Edwin se aposentou em 1992 depois de um ataque cardíaco. Enquanto sua saúde permitiu, ele continuou a trabalhar para a conclusão de livros e manuscritos. Por um tempo, ele também continuou o seu envolvimento com a série de conferências na teoria de probabilidade e métodos estatísticos, onde foi em grande demanda como orador.

Em suas interações sociais, Edwin poderia ser um pouco tímido, mas ele era uma pessoa generosa e de coração aberto. Por muitos anos, ele recebeu em sua casa grande um encontro semanal de professores, alunos e suas famílias.[5]


Referências

  1. Clark J.W., Norberg R.E., Bretthorst G.L.. (January 2000). "Edwin Thompson Jaynes". Physics Today 53: 71. DOI:10.1063/1.882948. Bibcode2000PhT....53a..71..
  2. Edwin Jaynes - Washington University Libraries (em inglês).
  3. Michael Anissimov (5 de julho de 2007). Artigo na Accelerating Future (em inglês).
  4. G. Larry Bretthorst. Edwin Thompson Jaynes (em inglês).
  5. {{http://library.wustl.edu/units/spec/exhibits/crow/jaynesbio.html/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]