Emoliente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
São recomendados para pessoas que tomam banho todos os dias mais de uma vez para evitar o ressecamento e lesões na pele.

Emolientes ou cremes hidratante são formulações semi-sólidas, viscosas e monofásicas, possuindo combinações de água, óleos e gorduras destinadas a ajudar a hidratar a pele e restaurar a oleosidade perdida devido ao ressecamento da pele.[1] É o principal agente dos cremes hidratantes.

Atuam na epiderme através da sua hidrofobicidade, impedindo a desidratação da pele. O termo deriva da sua ação de manter os tecidos mais macios ou moles.

Quando usados corretamente, são parte essencial do controle da dermatite (infeção da pele) e das providências de que a pele precisa para melhorar.[1] Estão disponíveis sob a forma de unguentos, loções e substitutos do sabonete, bem como de óleos para o banho, lubrificante como a vaselina, cremes para as mãos e pés.

Os emolientes podem ser utilizados para finalidades simples, como por exemplo hidratar pés ressecados, até tratamentos mais sérios como por exemplo tratamentos de psoríase.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre farmácia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.