Sabonete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Sabonete de banho

O sabonete ou sabão são utilizados para a higiene pessoal e lavar determinados objetos. São encontrados em tabletes, em pó ou em cremes. Em sentido restrito, existe uma grande diferença entre sabão, um detergente e um sabonete.

O sabão geralmente é o resultado da reação química entre uma base (geralmente hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio) e algum óleo natural. Esta reação é denominada saponificação. O ácido graxo pode ser de origens vegetal ou animal.

O sabão ou sabonete é solúvel em água e, por suas propriedades detergentes, é usado para lavar. Os sabonetes podem ter uma origem industrial ou artesanal, os sabonetes artesanais, consistem naqueles que são produzidos sem a utilização de máquinas.

O mais comum de todos é o sabão de sódio. O que é praticamente neutro, que contém glicerina, óleos, perfumes e corantes, é o sabonete.

Há também o sabão de lavandaria, usado para lavar roupas, o sabão Azul e Branco é o tradicional sabão português utilizado na lavagem de roupas.

Existem sabonetes líquidos, com variadas viscosidades, até o chamado gel para banho, normalmente formulados a base de surfactantes como o dodecil sulfato de sódio.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Commons
O Commons possui multimídias sobre Sabonete