Empoderamento de gênero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O empoderamento de gênero é o empoderamento de pessoas de qualquer gênero . Enquanto comumente, o aspecto do mesmo é mencionado para empoderamento das mulheres, o conceito enfatiza a distinção entre sexo biológico e gênero como um papel, referindo-se também a outros gêneros marginalizados em um determinado contexto político ou social.

O empoderamento de gênero tornou-se um importante tópico de discussão relacionado ao desenvolvimento e à economia. Nações inteiras, empresas, comunidades e grupos podem se beneficiar com a implementação de programas e políticas que adotam a noção de empoderamento das mulheres. [1] O empoderamento é uma das principais preocupações processuais na abordagem dos direitos humanos e o desenvolvimento . A Abordagem do Desenvolvimento Humano e das Capacidades, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e outras abordagens/objetivos credíveis apontam para o empoderamento e a participação como um passo necessário para que um país supere os obstáculos associados à pobreza e ao desenvolvimento. [2]

Métricas[editar | editar código-fonte]

O empoderamento de gênero pode ser medido por meio da Medida de Empoderamento de Gênero, ou GEM. A GEM mostra a participação das mulheres em uma determinada nação, tanto política quanto economicamente. O Gem é calculado rastreando "a parcela de assentos no parlamento ocupado por mulheres; de legisladoras, autoridades e gerentes do sexo feminino; e de profissões femininas e trabalhadores técnicos; e a disparidade de gênero na renda auferida, refletindo a independência econômica". [1] Em seguida, classifica os países com base nessa informação. Outras medidas que levam em conta a importância da participação e igualdade feminina incluem: o Índice de Paridade de Gênero e o Índice de Desenvolvimento de Gênero (IDG). [1]

Referências

  1. a b c Deneulin, Séverine, with Lila Shahani. 2009. An Introduction to the Human Development and Capability Approach: Freedom and Agency. Sterling, VA: Earthscan.
  2. U.N. General Assembly, 55th Session. “United Nations Millennium Declaration.” (A/55/L.2). 8 September 2000. (Online) Available: www.un.org/millennium/declaration/ares552e.pdf (accessed January 2, 2008)

Ver também[editar | editar código-fonte]