Ermida de Nossa Senhora das Mercês (Calhetas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Ermida de Nossa Senhora das Mercês é uma ermida açoriana localizada na freguesia de Calhetas, concelho de Ribeira Grande, na ilha de São Miguel.

Encontra-se este templo construído junto das casas pertencentes a António de Medeiros Frazão Jr. e sua Esposa e junto também dos edifícios da Obra Social de Nossa Senhora das Mercês fundada por este casal.

A sua construção deveu-se ao facto do seu fundador desejar perpetuar a memória de sua mãe, D. Maria das Mercês Alves Frazão.

Requerida em inícios de 1949, a sua edificação começou desde logo com base num projecto do Engenheiro Luís Gomes e sob a direcção deste mesmo técnico. Não existe auto de bênção da primeira pedra, tendo sido nomeado para esta cerimónia, como delegado do Prelado Diocesano, o Padre António Vieira, pároco das Calhetas.

Em 18 de Janeiro de 1950 estava a ermida concluída e no dia 12 de Março seguinte, o Ouvidor da Ribeira Grande, Padre Luís da Silva Cabral procedia à visita canónica. No dia 25 do mesmo mês, o pároco da freguesia pedia licença para a bênção que logo em 20 de Abril era autorizada.

A cerimónia festiva decorreu no dia 26 de Maio, presidida pelo referido Ouvidor, havendo no dia seguinte a Mudança da Imagem da igreja Paroquial para esta sua ermida.

A Imagem de Nossa Senhora das Mercês que se venera nesta ermida é moderna e foi executada pelo Comendador Ferreira Thedim. É um templo que se impõe pela simplicidade das suas linhas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]