Ermida de Nossa Senhora do Livramento (Velas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ermida de Nossa Senhora do Livramento, Velas.

A Ermida de Nossa Senhora do Livramento também referida como Ermida do Pilarlocaliza-se na vila das Velas, na ilha de São Jorge, nos Açores.

História

Esta ermida foi iniciada em 1697 e inaugurada três anos depois, em 1700.

Características

Um dos aspectos que a destacam são as magnificas cantarias em pedra de basalto que a envolvem. Destaca-se ainda a sua frontaria igualmente em basalto, onde foram feitos enrolamentos, e uma cruz também em basalto.[1]

A lenda da ermida

Reza a tradição local que, há muito tempo, um homem pastava as suas vacas para os lados do Morro. Ao passar por um cerrado no sopé do monte, encontrou uma imagem da Senhora do Livramento, recolhendo-a à Igreja Matriz, junto com os outros santos. No dia seguinte, a imagem, sem que ninguém a tivesse transportado, estava novamente no mesmo local do cerrado. Tendo o evento se repetido, a população acreditou que a santa desejava proteger aquela parte da vila. Por essa razão, ergueram uma pequena ermida de costas voltadas para o Morro para que a santa protegesse a população da vila das Velas.

Desde então realiza-se uma festa anual em louvor à Santa.[2]

Referências

  1. Guia das Velas 2009/2010, p. 9.
  2. "Lenda da Ermida de Nª Srª do Livramento" in Açoriano Oriental, 1 abr 2003, p. 19. Consultado em 2 fev 2012.

  • São Jorge/Açores: Guia do Património Cultural. s.l.: Atlantic View – Actividades Turísticas, Lda., 2003. ISBN 972-96057-2-6.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre património edificado nos Açores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.