Saltar para o conteúdo

Gato Fedorento: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Um programa humorístico português
(Sem diferenças)

Revisão das 00h34min de 19 de janeiro de 2005

 Gato Fedorento é o título de um programa humorístico português emitido pela estação de televisão Sic Radical que atingiu em pouco tempo uma enorme popularidade. Este programa é composto por sketches criados e interpretados pelos quatro autores do programa: Tiago Dores, Miguel Góis, Ricardo de Araújo Pereira e Zé Diogo Quintela.
 O Gato Fedorento teve duas séries: a Série Fonseca e a Série Meireles. O nome deriva do facto de todas as personagens se chamarem Fonseca (Tiago Fonseca, Ermelinda Fonseca, Aurélio Fonseca, etc.) ou Meireles (Raúl Meireles, Nicolai Meireles, Adolfo Meireles, etc.).

História

 A história do Gato Fedorento começou em Abril de 2003, quando os quatro autores do programa se juntaram para criar um blog da Internet (ainda activo). Na hora de escolher o nome para o blog, decidiram dar o nome de uma música da série americana Friends,intitulada "Smelly Cat", gato fedorento em português. 
 Após algum tempo, Ricardo de Araújo Pereira e Zé Diogo Quintela foram convidados para fazerem sketches humorísticos no programa da Sic Radical "O Perfeito Anormal". Sketches como "Filme Indiano" e "Chupistas" ficaram rapidamente conhecidos, tendo passado inclusive a ser usados como spot publicitário d'"O Perfeito Anormal".
 Isto levou Francisco Penim, director da Sic Radical, a propor-lhes um programa independente. A estes dois juntaram-se Tiago Dores e Miguel Góis, tendo começado assim o programa.
 Por altura do Natal foi lançado um DVD com todos os sketches da Série Fonseca, que se tornou o nº1 no top nacional de DVD's.
 Actualmente os quatro autores fazem espectáculos ao vivo nos quais representam alguns dos sketches mais famosos da série. Até agora foram realizados espectáculos no Teatro Tivoli, em Lisboa e no Coliseu do Porto. Todos estes espectáculos tiveram casa cheia.


Sketches famosos

"O homem a quem parece que aconteceu não sei o quê" "O papel. Qual papel?" "Filme Indiano" "Chupistas" Claque de seminaristas" "General, comentador político e gajo de Alfama" "Um quilinho de kunami" "Senhor Tobias" "Lusco-fusco" "O que tu queres sei eu" "O homem que não consegue manter uma distância socialmente aceitável"

Links

Gato Fedorento [1] Site que contém alguns sketches [2]