Fundo de investimento em direitos creditórios: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
O '''fundo de investimento em direitos creditórios''' foi criado com a principal finalidade de adquirir direitos sobre [[crédito financeiro|créditos financeiros]]. Um fundo de investimento em direitos creditórios, também conhecido como '''FIDC''' ou '''fundo de recebíveis''', só capta recursos mediante distribuição de cotas cuja remuneração e resgate estão atrelados apenas ao desempenho dos [[ativo]]s integrantes do fundo. Todos os cotistas têm direitos sobre o [[patrimônio]] total. Estes direitos, no entanto, estão divididos de acordo com os dois tipos de cotas que um FIDC pode emitir: seniores e subordinadas.
O '''fundo de investimento em direitos creditórios''' foi criado com a finalidade de adquirir direitos de crédito em geral. Um fundo de investimento em direitos creditórios, também conhecido como '''FIDC''' ou '''fundo de recebíveis''', só capta recursos mediante distribuição de cotas cuja remuneração e resgate estão atrelados apenas ao desempenho dos [[ativo]]s integrantes do fundo. Todos os cotistas têm direitos sobre o [[patrimônio]] total. Estes direitos, no entanto, estão divididos de acordo com os dois tipos de cotas que um FIDC pode emitir: seniores e subordinadas.
* Cotas seniores tem preferência para amortização e pagamento de juros.
* Cotas seniores tem preferência para amortização e resgate.
* Cotas subordinadas só são remuneradas após as cotas seniores terem sido totalmente satisfeitas.
* Cotas subordinadas só são remuneradas após as cotas seniores terem sido totalmente pagas.
Como as cotas seniores são protegidas, até um limite, de calote, elas possuem risco significamente menor. Cotas subordinadas são muito mais arriscadas, porém podem trazem o maior retorno no caso de adimplência. Este mecanismo de quotas, permite a um FIDC, atrair num só fundo, diferentes classes de investidores.
Como as cotas seniores são protegidas, até um limite, de calote, elas possuem risco significamente menor. Cotas subordinadas são muito mais arriscadas, porém podem trazem o maior retorno no caso de adimplência. Este mecanismo de quotas permite a um FIDC atrair num só fundo, diferentes classes de investidores.


Legislação Vigente no Brasil:
Legislação Vigente no Brasil:

Revisão das 01h46min de 11 de agosto de 2013

O fundo de investimento em direitos creditórios foi criado com a finalidade de adquirir direitos de crédito em geral. Um fundo de investimento em direitos creditórios, também conhecido como FIDC ou fundo de recebíveis, só capta recursos mediante distribuição de cotas cuja remuneração e resgate estão atrelados apenas ao desempenho dos ativos integrantes do fundo. Todos os cotistas têm direitos sobre o patrimônio total. Estes direitos, no entanto, estão divididos de acordo com os dois tipos de cotas que um FIDC pode emitir: seniores e subordinadas.

  • Cotas seniores tem preferência para amortização e resgate.
  • Cotas subordinadas só são remuneradas após as cotas seniores terem sido totalmente pagas.

Como as cotas seniores são protegidas, até um limite, de calote, elas possuem risco significamente menor. Cotas subordinadas são muito mais arriscadas, porém podem trazem o maior retorno no caso de adimplência. Este mecanismo de quotas permite a um FIDC atrair num só fundo, diferentes classes de investidores.

Legislação Vigente no Brasil:

INSTRUÇÃO CVM No 356, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2001

INSTRUÇÃO CVM No 393, DE 22 DE JULHO DE 2003

INSTRUÇÃO CVM No 399, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003

INSTRUÇÃO CVM No 442, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2006

INSTRUÇÃO CVM No 531, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2013 (altera instrução 356)

Ver também