Draisiana: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 12 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q1255515
Tradução da história e adaptações para a linguagem enciclopédica.
Linha 3: Linha 3:
A ''' Draisiana ''', ou '''dresina'''<ref>[http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=dresina Definição em Michaelis]</ref> é um veículo de duas rodas inventado em 1817, precursor da [[bicicleta]], e que foi chamada de '''draisiana''' em homenagem ao seu inventor, o barão [[Karl Drais]].
A ''' Draisiana ''', ou '''dresina'''<ref>[http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=dresina Definição em Michaelis]</ref> é um veículo de duas rodas inventado em 1817, precursor da [[bicicleta]], e que foi chamada de '''draisiana''' em homenagem ao seu inventor, o barão [[Karl Drais]].


A draisiana é a primeira definição fiável do uso prático de uma bicicleta, basicamente, foi o primeiro veículo desse estilo que obteve êxito comercial em sua época, era dirigível e com grande interação homem-máquina, porém a tração era conduzida com os próprios pés através de empurrões do piloto em contato com o solo, similar a uma caminhada, mais tarde foi desenvolvido um modelo com [[Pedal de bicicleta|pedal]] na roda dianteira, o que se denominou por [[velocípede]].
A draisiana é a primeira definição fiável do uso prático de uma bicicleta. Foi o primeiro veículo desse tipo que obteve êxito comercial em sua época, por ser dirigível e com grande interação homem-máquina. Na draisiana a tração era fornecida pelos próprios pés, por meio através de empurrões do condutor contra o solo, semelhantemente ao que se faz num [[patinete]], mas com a alternância das pernas. Não tardou até que fosse desenvolvido um modelo com [[Pedal de bicicleta|pedal]] na roda dianteira, que se denominou por [[velocípede]].
<!--
==Historia==


==História==
En [[1817]], el [[barón]] [[Alemania|alemán]] [[Karl Drais|Karl Christian Ludwig Drais von Sauerbronn]] inventó el primer vehículo de dos ruedas, al que llamó ''máquina andante'' (en alemán, ''laufmaschine''), precursora de la bicicleta y la motocicleta. Esta «máquina andante» consistía en una especie de carrito de dos ruedas, colocadas una detrás de otra, y un manillar. La persona se mantenía sentada sobre una pequeña montura, colocada en el centro de un pequeño marco de madera. Para moverse, empujaba alternativamente con el pie izquierdo y el derecho hacia adelante, en forma parecida al movimiento de un patinador. Con este impulso, el vehículo adquiría una velocidad casi idéntica a la de un coche. Sus brazos descansaban sobre un apoyabrazos de hierro, y con las manos sostenía una vara de madera, unida a la rueda delantera, que giraba en la dirección hacia la cual quería ir el conductor.
Em [[1817]], o [[barão]] [[Alemanha|alemão]] [[Karl Drais|Karl Christian Ludwig Drais von Sauerbronn]] inventou o primeiro veículo de duas rodas em linha, a que chamou ''laufmaschine'' ("máquina andante"), precursora da bicicleta e da motocicleta. A ''laufmaschine'' consistia de um marco de madeira ao qual se ligavam duas rodas, alinhadas no sentido do giro, um banco e uma alavanca que fazia as vezes de [[guidão]]. Para mover-se, o condutor, sentada sobre o banco, com as pernas pendentes uma de cada lado, empurrava alternadamente com os pés no chão, num movimento semelhante a um patinador. Com esse impulso, o veículo adquiria uma velocidade considerável. Os braços se apoiavam em apoios laterais enquanto as mãos operavam a alavanca que permitia direcionar a roda dianteira de acordo com a necessidade de fazer curvas.

Tal invento se baseava na idéia de que uma pessoa, ao caminhar, desperdiça muita força por ter que deslocar seu peso de forma alternada de um pé a outro. Drais logrou criar o primeiro veículo simples que nos permitiu evitar esse trabalho. Essa máquina evoluiu rapidamente até chegar à [[bicicleta]] actual.


Este invento estaba basado en la idea de que una persona, al caminar, desperdicia mucha fuerza por tener que desplazar su peso en forma alternada de un pie al otro. Drais logró crear este sencillo vehículo que le permitió al hombre evitar ese trabajo. Esta máquina, evolucionó rápidamente hasta llegar a la [[bicicleta]] actual.
-->
== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==
* [[Veículo de tração humana]]
* [[Veículo de tração humana]]

Revisão das 13h29min de 11 de junho de 2014

Uma draisian de 1820, primeiro veículo disposta de roda em linha com tração humana.
O cavalo de madeira (dandy-horse) de Drais (1817)

A Draisiana , ou dresina[1] é um veículo de duas rodas inventado em 1817, precursor da bicicleta, e que foi chamada de draisiana em homenagem ao seu inventor, o barão Karl Drais.

A draisiana é a primeira definição fiável do uso prático de uma bicicleta. Foi o primeiro veículo desse tipo que obteve êxito comercial em sua época, por ser dirigível e com grande interação homem-máquina. Na draisiana a tração era fornecida pelos próprios pés, por meio através de empurrões do condutor contra o solo, semelhantemente ao que se faz num patinete, mas com a alternância das pernas. Não tardou até que fosse desenvolvido um modelo com pedal na roda dianteira, que se denominou por velocípede.

História

Em 1817, o barão alemão Karl Christian Ludwig Drais von Sauerbronn inventou o primeiro veículo de duas rodas em linha, a que chamou laufmaschine ("máquina andante"), precursora da bicicleta e da motocicleta. A laufmaschine consistia de um marco de madeira ao qual se ligavam duas rodas, alinhadas no sentido do giro, um banco e uma alavanca que fazia as vezes de guidão. Para mover-se, o condutor, sentada sobre o banco, com as pernas pendentes uma de cada lado, empurrava alternadamente com os pés no chão, num movimento semelhante a um patinador. Com esse impulso, o veículo adquiria uma velocidade considerável. Os braços se apoiavam em apoios laterais enquanto as mãos operavam a alavanca que permitia direcionar a roda dianteira de acordo com a necessidade de fazer curvas.

Tal invento se baseava na idéia de que uma pessoa, ao caminhar, desperdiça muita força por ter que deslocar seu peso de forma alternada de um pé a outro. Drais logrou criar o primeiro veículo simples que nos permitiu evitar esse trabalho. Essa máquina evoluiu rapidamente até chegar à bicicleta actual.

Ver também

Referências

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Draisiana