Saltar para o conteúdo

Conguito: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Leon saudanha (discussão | contribs)
m Página proposta para eliminação semirrápida, usando FastButtons
Etiqueta: Retirada de marcação de eliminação
Linha 1: Linha 1:

{{ESR2|1=26 de abril|marcação=20160426|assunto=pessoas|2=*Não cabe ER, mas vale ESR, Biografia sem [[WP:FF|fontes fiáveis]] e [[WP:FI|independentes]] que confirmem as afirmações do texto e atestem a notoriedade do biografado. Ver [[WP:V|princípio da verificabilidade]] e [[WP:CDN|critérios de notoriedade]] (e o [[Wikipédia:Critérios de notoriedade/Biografias|critério específico para biografias]]). Páginas pessoais, sites de fãs, blogues e redes sociais (como Facebook, Twitter, etc.) não são considerados fontes fiáveis. [[Usuário:Leon saudanha|<span style="color:#fffaf0; background:#2f4f4f;">Leon</span>]] [[Usuário Discussão:Leon saudanha|<span style="color:#f00;">Saudanha</span>]] 21h22min de 21 de abril de 2016 (UTC)}}
{{Info/Biografia
{{Info/Biografia
|bgcolour =
|bgcolour =

Revisão das 09h38min de 22 de abril de 2016


Conguito
Conguito
Conguito em sessão fotográfica para Central Models;
Nome completo Fábio Albino de Jesus Lopes
Outros nomes niggaconguito
Nascimento 01 de dezembro de 1994 (29 anos)
Cascais, Portugal
Residência Lisboa, Portugal
Nacionalidade Portuguesa
Estatura 1.75m
Ocupação
Período de atividade 2011-presente
Página oficial
www.youtube.com/niggaconguito


Fábio Albino Jesus Lopes, (Cascais, 1 de Dezembro de 1994), também conhecido como “Conguito” é um YouTuber português, comediante, apresentador, produtor de conteúdos e ocasionalmente ator.

A alcunha “Conguito” surgiu na infância de Fábio quando o mesmo frequentava um clube de futebol e a sua aparência era semelhante à mascote da marca de chocolates Conguitos. Quando chega ao ensino secundário, altura que coincide com o nascimento do seu canal de YouTube reencontra alguns colegas do futebol, por isso decide utilizar a alcunha como identidade da sua personagem virtual.

Em atividade desde 2011, Fábio tornou-se num dos jovens negros com maior influência e notoriedade em Portugal.

Carreira no YouTube

Antes de criar o seu canal no YouTube. Conguito apareceu junto da comunidade de YouTubers através de um canal com um amigo, o canal chamava-se “Conguito & Colobas” e o primeiro vídeo surgiu em Outubro de 2011, no entanto, este canal já não se encontra disponível.

Em Junho de 2012, Conguito é convidado pela PudimIsTheShit para um evento de novos talentos e é aí onde conhece outros YouTubers como Nurb, Sakê, Miguel Luz, Lekos e Estuca. Depois de ter realizado um típico vlog do evento em colaboração com estes YouTubers maiores, surge o seu canal a solo e o vlog do evento como primeiro vídeo foi algo que o fez crescer rapidamente dentro do movimento. Seguiram-se vários vídeos até que Sakê decide convidá-lo para as “Les Aventures de Sakê”, uma das maiores séries criadas no YouTube em Portugal e que contava com a participação especial de vários Youtubers. Sakê assume-se assim como o grande padrinho de Conguito e ajuda-o no seu crescimento como youtuber. Em Outubro de 2012, Conguito é convidado por Nurb a acompanhá-lo a algumas visitas a escolas, surge assim a primeira grande digressão de youtubers às listas de associações de estudantes. Ao todo visitam mais de 15 escolas em dois meses. Esta digressão foi algo que trouxe mais notoriedade ao canal de YouTube de Conguito.

Já no início de 2013, chega o convite da Lupper TV para Conguito desempenhar um papel no filme "O Discípulo". O filme é gravado nos arredores de Lisboa, é lançado em Junho de 2013 mas é precedido por uma digressão por vários auditórios do IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude), sendo assim classificado como mais um sucesso cinematográfico vindo do YouTube, depois do sucesso do O Estrondo.

No final do verão, Conguito é um dos 10 Youtubers escolhidos para integrar a equipa da WTF, numa parceria que dura até os dias de hoje e que já permitiu ao youtuber conhecer Kendrick Lamar ou entrevistar nomes como Zac Efron, Emily Ratajkowski e Max Joseph (Catfish).

Em 2014, Conguito consolida o seu estatuto como “Melhor Youtuber Luso-Africano” criando Diário de Preto Rico, uma série criada por Conguito, realizada pela Peperan e que conta com a participação especial de Marina Albuquerque, Nurb, Alexandre Diz e muitos mais... No entanto, é um projeto que se encontra neste momento, na gaveta, que o YouTuber prometeu recuperar num futuro, quando achar oportuno.

Em 2016, Conguito juntou-se a Miguel Luz e à Sumol e foi à Sumol Snow Trip, para além disso prepara a edição de "Bazamos ou Ficamos", uma nova série criada por Conguito em colaboração com a CP e com a Buzz TV.

Vida Profissional

Buzz TV

Para além da atividade como YouTuber, Fábio é Diretor Geral da Buzz TV, um órgão de comunicação social online, dedicado à música, com reportagens, notícias, entrevistas, criticas a álbuns e concertos. Para além de ser responsável pela gestão da equipa e pela redação de conteúdos jornalísticos, também dá a cara ao projeto ao entrevistar artistas nacionais e internacionais. Em 2015, foi ao festival Coachella onde gravou o documentário “This Is Our Work!” [1], um documentário mais tarde exibido no Canal180 e no Talkfest.

TOCA Produtora

A TOCA Produtora é uma produtora de audiovisuais, criada por Rute Moreira e que na equipa tem vários youtubers, são eles: Nurb, Pakistan, Kiko Is Hot, Peperan e regularmente colaboram com Diogo Sena, Djubsu, Rúben Valle e Rita Listing. A TOCA tornou-se numa espécie de covil onde criam conteúdos para várias marcas, em 2015 foram galardoados pela Google graças à campanha “Sporta-te Bem” feita pela produtora para a Sport Zone[2]. Desde 2013 que Fábio também integra a equipa da WTF [3]., para além de ser um dos embaixadores da marca da NOS, é responsável pela produção de conteúdos audiovisuais e responsável pela organização da agenda dos YouTubers.

Filmes

Ano Título Papel Obs.
2013 O Discípulo [4] Ele próprio Lançado apenas no YouTube;
2014 Ruas Rivais [5] Ele próprio
2015 This Is Our Work! Ele próprio Desempenhou também papel de Realizador;
2016 Alientejo Boa Sorte Lançamento previsto para 2017;

Televisão

Ano Título Canal Obs.
2014 WTF Appy Hour [6] +TVI Apresentador em 19 dos 25 programas;
2016 Massa Fresca TVI Participação Especial;

Podcast

Ano Título
2016 O Melhor Som [7]

Ligações externas

Referências