Espectro de um anel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este artigo conforme o guia de tradução.

Na álgebra abstrata e na geometria algébrica, o espectro de um anel commutativo R, denotado por especs. (R), é definido para ser o jogo de todos os ideais primos principais apropriados de R. Geralmente acrescenta-se a topologia de Zariski e com um feixe da estrutura, girando a em um espaço localmente anelar.

Topologia de Zariski[editar | editar código-fonte]

As especs. (R) podem ser giradas em um espaço topológico como segue: um subconjunto V de especs. (R) é fechado se e somente se existe um subconjunto I de R tais que V consiste em todos aquelas idéias principais em R que contêm o I. Isto é chamado a topologia de Zariski em especs. (R).

As especs. (R) são um espaço compacto, mas quase nunca Hausdorff: no fato, os idéiass máximas em R são precisamente os pontos fechados nesta topologia. As especs. (R) são sempre um espaço de Kolmogorov, entretanto. É um espaço espectral.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.