Esquilo-cinzento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaEsquilo-cinzento
Esquilo-cinzento
Esquilo-cinzento
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Sciuridae
Género: Sciurus
Espécie: S. carolinensis
Nome binomial
Sciurus carolinensis
Gmelin, 1788
Distribuição geográfica

O esquilo-cinzento (Sciurus carolinensis) é um esquilo nativo da América do Norte, sendo originário do leste e meio-oeste dos Estados Unidos e do sudeste do Canadá. O nome carolinensis se refere às Carolinas, estados dos Estados Unidos onde o esquilo foi primeiramente descrito e onde ainda é comum.

A espécie é muito prolífica e adaptável, tendo sido introduzida como espécie exótica no oeste dos Estados Unidos e alguns países da Europa. A introdução do esquilo-cinzento na Grã-Bretanha e na Irlanda levou, em grande medida, à substituição das populações do esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris) nativo. O esquilo-cinzento foi também introduzido no norte da Itália, e há o risco de que também nessa região ocorra a competição com a espécie nativa européia.

Como o nome indica, a pelagem do esquilo-cinzento é predominantemente acinzentada, ainda que possa ter também tons avermelhados. O ventre é branco e a cauda é felpuda. Formas albinas e melânicas também ocorrem, especialmente em áreas urbanas.

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Esquilo-cinzento
Ícone de esboço Este artigo sobre roedores, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.