Estação Garibaldi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Estação Ferroviária de Garibaldi, no município brasileiro de Garibaldi.
Garibaldi
Estação Garibaldi
Uma das entradas de acesso e a Igreja de Notre-Dame-du-Rosaire.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 13
Código 19-10
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 30 de junho de 1952
Próxima estação
Sentido Saint-Denis
Sentido Châtillon - Montrouge
Garibaldi

Garibaldi é uma estação da linha 13 do Metrô de Paris, localizada no território da comuna de Saint-Ouen, no departamento de Seine-Saint-Denis.

Localização[editar | editar código-fonte]

A estação está situada sob a avenue Gabriel-Péri, ao sul do início da rue Charles-Schmidt. Aproximadamente orientada ao longo de um eixo norte-sul e localizado no ramal para Saint-Denis - Université, ela se intercala entre as estações Mairie de Saint-Ouen e Porte de Saint-Ouen.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi aberta em 30 de junho de 1952 com o lançamento da primeira extensão do ramal nordeste (atual ramal azul) da linha 13 de Porte de Saint-Ouen a Carrefour Pleyel, que constitui a última extensão da rede antes de uma ruptura que perdurará até início dos anos 1970, com recursos financeiros limitados no contexto do pós-guerra.

Deve o seu nome à proximidade com a rue Garibaldi, que homenageia Giuseppe Garibaldi (1807-1882) que foi um dos artesãos da unidade italiana. Republicano convicto, desejando Roma como capital da Itália, ele lutou contra a Áustria em 1859, o Reino de Nápoles em 1860 e o Papado em 1867. Ele também serviu a França durante o conflito de 1870-1871.

A estação é, com Mairie de Saint-Ouen e Carrefour Pleyel na mesma porção da linha, uma das últimas três construídas no estilo histórico da rede, caracterizada pela utilização das telhas brancas biseladas e uma abóbada ovoide, antes da aparição das primeiras "estações-caixas" de da década de 1970.

No programa "Renovação do metrô" da RATP, os corredores da estação e a iluminação das plataformas foram renovados em 25 de agosto de 2004.[1]

Ele viu entrar 3 127 029 passageiros em 2013, o que a coloca na 168a posição das estações de metrô por sua frequência em 302.[2][3]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

A estação tem três acessos repartidos em quatro entradas de metrô, levando de cada lado da avenue Gabriel-Péri e decoradas com balaustradas e três candelabros do tipo Dervaux:

  • O acesso 1 "Rue Garibaldi" constituída por uma escada fixa, localizada à direita do nº 80 da avenida;
  • O acesso 2 "Rue Farcot" constituída também de uma escada fixa, se situando de frente para o nº 78 da avenida;
  • O acesso 3 "Rua Charles-Schmidt" compreendendo duas saídas conectadas por um mesmo entorno à direita do nº 65 da avenida; uma é constituída por uma escada fixa e a outra por uma escada rolante que sobe desde o corredor de saída da plataforma em direção a Saint-Denis - Université.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

As plataformas da estação.

Garibaldi é uma estação de configuração padrão: ela possui duas plataformas laterais separadas pelas vias do metrô e a abóbada é elíptica. A decoração é do estilo utilizado na maioria das estações de metrô: as faixas de iluminação são brancas e arredondadas no estilo "Gaudin" da renovação do metrô da década de 2000, e as telhas em cerâmica brancas biseladas recobrem os pés-direitos, a abóbada, os tímpanos e as saídas dos corredores. Os quadros publicitários, em faiança de cor de cobre, são encimados pela letra "M" (variante encontrada em apenas 7 outras estações da rede) e o nome da estação também está em faiança no estilo da CMP original. Os assentos de estilo "Motte" são de cor amarela.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A antiga estação de Saint-Ouen-Garibaldi, na linha de Saint-Ouen-les-Docks estava em correspondência com a estação do metrô.

A estação é servida pelas linhas 85, 137 e pelo serviço urbano L'Audonienne da rede de ônibus RATP e, à noite, pelas linhas N14 e N44 da rede Noctilien.

A estação tinha uma correspondência com a linha de Saint-Ouen-les-Docks, na estação de Saint-Ouen-Garibaldi, até o fechamento desta em 1988.[4]

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Garibaldi

Referências

  1. «SYMBIOZ - Le Renouveau du Métro». www.symbioz.net. Consultado em 30 de novembro de 2019 
  2. Trafic annuel entrant par station (2013), sur le site data.ratp.fr (consulté le 31 août 2014).
  3. Le nombre de 302 stations n'inclut pas la station fictive Funiculaire de Montmartre. Cette dernière est en effet considérée comme une station de métro (et deux points d'arrêts) par la RATP et rattachée statistiquement à la ligne 2, ce qui explique pourquoi la RATP annonce 303 stations et non 302 en 2013.
  4. «Le carnet du CFC». cfchanteraines.fr. Consultado em 27 de maio de 2017 .