Estação Lages

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lages
Estação Lages
Estação Lages, em 2015.
Informações
Lages está localizado em: Baixada Fluminense e parte da cidade do Rio de Janeiro
Lages
Localização da Estação Lages
Endereço Rua Anibal Cardoso, S/N
Lages, Paracambi/RJ
Coordenadas 22° 37' 19.66" S 43° 42' 16.79" O
Administração SuperVia
Uso Atual Estação de trens metropolitanos
Código RJ-1510
Sigla LGS
Linha Linha Paracambi
Estrutura Superfície
Níveis 1
Plataformas 1
Serviços Terminal rodoviário Bicicletário
Outras Informações
Inauguração 23 de outubro de 1886 (137 anos)
Nome antigo Nicanor Pereira
Próxima Estação
Sentido Norte Paracambi
Sentido Sul Japeri
Sentido Japeri
Japeri
Parada Doutor Eiras (Desativado)
Lages
Paracambi
Sentido Paracambi

Lages é uma estação de trem da cidade de Paracambi, na região do Grande Rio, no estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é uma das três estações do ramal de Paracambi, e está situada entre as estações Japeri e Paracambi.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Uma das estações mais antigas do Brasil, Lages foi inaugurada em 1858 e permaneceu como ponta de linha do ramal até 1861, quando a estação terminal de Paracambi foi inaugurada. A estação funciona até hoje para os trens metropolitanos da Supervia, que tem a concessão desde 1998.

A estação de Lages chamou-se realmente Nicanor Pereira, mas este nome foi usado durante tempos muito antigos, e logo depois substituído por Lages da Central, posteriormente Lages. De Lages partia a E. F. Light (linha da Light and Power, levando à represa de Ribeirão das Lages) passando pelas localidades de Guarajuba e Ponte Coberta (não sei se estas tiveram estações, em Ponte Coberta a linha passava por baixo da Rodovia Presidente Dutra). A E. F. Light tinha bitola estreita e sobreviveu até os anos 1950, e o transbordo com a EFCB era através de um guindaste. Há um trólei na represa até hoje. O atual prédio da estação de Lages é posterior a 1928, o atual foi construído quando a edificação anterior que era de madeira (não sei se original) pegou fogo isso lá pelos anos 1950/1960. Lages não tinha bilheteira desde este incêndio até 1996, quando a Flumitrens instalou o gradeamento e a casa onde hoje é a bilheteria. A cobrança de passagens no ramal era feita no desembarque em Japeri apenas; durante uma época a Central usou trens com roleta dentro, mas logo isso foi abandonado e o ramal passou a operar as estações de Lages e Dr Eiras gratuitamente, sendo eliminada também a cobrança no desembarque em Japeri (Victor de Almeida e Silva, 03/2009).

Localização e acessos[editar | editar código-fonte]

A Estação Lages está localizada na Rua Aníbal Cardoso, no perímetro urbano da RJ-093 (Estrada Japeri-Paracambi), no bairro de mesmo nome. Nas proximidades, se encontram a Praça do Miro, o principal palco de eventos do bairro, o Hospital Municipal de Paracambi, mais conhecido como Hospital de Lages, e o DPO de Lages.

Plataforma[editar | editar código-fonte]

Dias úteis, Sábados, Domingos e Feriados[editar | editar código-fonte]

Plataforma 1A: Trens com destino à Japeri e Paracambi

Referências

  • Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928;


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Lages