Estado Livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização da província do Estado Livre (em verde claro) dentro da África do Sul (em verde escuro)

A província do Estado Livre (em inglês, Free State; em africâner, Vrystaat) é a província da África do Sul que deriva do antigo Estado Livre de Orange. A sua capital é Bloemfontein, que é igualmente a capital judicial do país. Em 28 de junho de 1995, o seu nome foi alterado de Estado Livre de Orange para Estado Livre. As actuais fronteiras datam de 1994, quando os bantustões foram abolidos e integrados nas províncias da África do Sul.

Situa-se numa vasta planície no coração da África do Sul. O solo é rico e o clima ameno, imprimindo à economia uma forte base agroindustrial. É conhecida como "o celeiro da África do Sul", onde mais de 30 000 propriedades agrícolas produzem mais de setenta por cento do consumo de cereal do país. Tem, igualmente, algumas das minas de ouro e diamantes mais produtivas de todo o mundo.

Localizado bem no centro geográfico da África do Sul, faz fronteira com as províncias do KwaZulu-Natal, Mpumalanga, Gauteng, Noroeste, Cabo Ocidental, Cabo Oriental e ainda com o Lesoto.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

A província está dividida em cinco municípios distritais, que estão, por sua vez, divididos em vinte municípios locais e uma zona de gestão distrital.

Ícone de esboço Este artigo sobre a África do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.