Estatístico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Estatístico é um profissional especialista em estatística. O termo estaticista, embora utilizado com relativa frequência, é uma tradução equivocada da palavra inglesa statistician, e não deve ser empregado em nenhuma situação. No Brasil, a profissional de estatística denomina-se estatista, e não estatística, como se costuma dizer[1] .

A profissão foi criada pela Lei número 4.739 de 15 de julho de 1965 que, juntamente com o Decreto número 62.497, definem as responsabilidades e atribuições do profissional.

A categoria conta com o Conselho Federal e Conselhos Regionais, cujas principais atribuições são orientar e fiscalizar o exercício da profissão em todo o território nacional. Existem apenas dois sindicatos que representam a classe: um em Brasília e outro no Rio de Janeiro, sendo que este último nem mesmo possui um sítio na internet.

Outro órgão que merece destaque é a Associação Brasileira de Estatística (ABE), fundada em 1984, cujo objetivo é promover o desenvolvimento, disseminação e aplicação da Estatística no Brasil.


Mercado de Trabalho[editar | editar código-fonte]

A principal área de atuação é o setor financeiro - bancos, seguradoras e financeiras - que vem absorvendo a maior parte da mão-de-obra recém formada. No entanto, os estatísticos também possuem forte presença em institutos de pesquisa, corretoras, indústrias, grandes redes de mercado varejista e empresas de pesquisa de mercado.

A formação acadêmica deste profissional - fundamentada principalmente em cálculo, lógica de programação, teoria das probabilidades e técnicas e métodos estatísticos - o torna preparado para trabalhar em qualquer ramo de atividade. Nos últimos anos, profissionais com formações clássicas como engenharia, economia, biologia, medicina e ciências sociais têm perdido espaço a estes profissionais, cuja visão diferenciada permite soluções mais inovadoras, inteligentes e criativas.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa — Qual o feminino de estatístico?

Ligações externas[editar | editar código-fonte]