Estreito de Singapura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Estreito de Singapura.

O estreito de Singapura é uma via navegável de águas profundas que liga o sul do Mar da China a oriente com o estreito de Malaca a ocidente. É uma das grandes rotas obrigatórias para o tráfego marítimo que circula entre o Oceano Pacífico e o Índico pelo que é uma zona de altíssima densidade de navegação. O farol Horsburgh, instalado na ilha Batu ou Pedra Branca, serve de referência para quando se chega ao estreito vindo de leste ou nortem

Tem 105 km de este a oeste e 16 km de norte a sul. Nas sua margem norte está Singapura: o seu porto (Keppel) é um dos maiores do mundo quanto ao volume de carga movida anualmente.

O estreito bifurca-se para sul nos estreitos de Durian e Riau, que atravessam as ilhas Riau, já na Indonésia. O estreito de Johor separa a ilha de Singapura da península da Malásia.

O estreito visto de East Coast Park.