Estrela (classificação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Símbolo estilizado de uma estrela de cinco pontas.

No sentido figurado, estrela pode se referir a algo especial, como em: "amo minha filha, a estrela de minha vida" ou a algum artista famoso como em: "Roger é a estrela do rock nacional", ou Elizabeth Taylor é a estrela do filme "Cleópatra".

O símbolo da estrela estilizada também é bastante usado em diversas ocasiões com o sentido de "algo especial". Uma estrela de cinco pontas, no símbolo de um clube, por exemplo, significa um título importante. A Seleção Brasileira de Futebol, e. g., possui cinco estrelas sobre o símbolo oficial representando os cinco títulos da Copa do Mundo. A estrela de seis pontas é símbolo sagrado em algumas religiões e também está presente na bandeira de Israel.

Classificação[editar | editar código-fonte]

A estrela, no contexto de "algo especial", é usada para nível de classificação. Quanto mais estrelas, melhor. As classificações mais comuns limitam-se em 5 estrelas e um pouco menos comum 3 ou 4.

O número de "estrelas" em um hotel, por exemplo, significa referência à sua qualidade e conforto. É comum se falar em "uma estrela" para um hotel bem simples, "duas estrelas" para um hotel com um mínimo de conforto, "três estrelas" para um hotel mediano, "quatro estrelas" para um semi-luxo e "cinco estrelas" para um de luxo. Alguns hotéis se classificam como "seis estrelas".

É comum também o uso de estrelas em guias ou periódicos como jornais e revistas para a classificação de restaurantes, peças de teatro, filmes, bares, estradas, cidades etc.

No militarismo, e. g., a hierarquia é simbolizada através da composição de estrelas e outras formas.

Ver também[editar | editar código-fonte]