Eugeneodontida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Como ler uma caixa taxonómicaEugeneodontida
Ocorrência: 360–220 Ma

Do Devoniano ao Triássico

Fadenia crenulata, do Permiano, encontrado na Groenlândia

Fadenia crenulata, do Permiano, encontrado na Groenlândia
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Eugeneodontida

Eugeneodontida (também conhecidos como eugeneodontídeos) é uma ordem extinta de estranhos peixes cartilaginosos semelhantes a tubarões, que viveram do Devoniano até o fim do Triássico. Sua marca característica são os grandes dentes na mandíbula que, quando nasciam os dentes substitutos, formavam uma grande espiral de dentes. Enquanto fossem usados, os dentes eram organizados e em grande quantidade, como nas arraias atuais, e usados para quebrar presas que possuíssem conchas.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Espiral dentária de um Helicoprion bessonovi.

Os eugeneodontídeos são divididos em dois grupos sistemáticos: Caseodontidea e Edestoidea.

Os caseodontídes possuíam corpo fusiforme, semelhante a tubarões, com as nadadeiras dorsais logo a frente e uma placa cartilaginosa grande e triangular logo após. A nadadeira caudal era aparentemente simétrica e suportada por fortes cartilagens. Não possúia pelve ou nadadeiras ventrais. Incluem, entre outros, o bem conhecido gênero Fadenia, assim como os gêneros Caseodus e Ornithoprion.

Os edestoídeos provavelmente tinham um esqueleto pouco calcificado, de modo que era pouco adequado para fossilização. Deles, exceto por seus dentes e partes de seu crânio que os suportavam, pouco é conhecido. Incluem, entre outros, os gêmeros Edestus, Sarcoprion e Helicoprion.

A posição taxonômica de Eugeneodontida é ainda insegura. Nelson posiciona-os provisoriamente abaixo da subclasse Holocephali, abaixo da qual também estão os ainda vivos Chimaeriformes, com os quais têm em comum algumas características na anatomia craniana. Outros cientistas os vêem fora dos Holocephali e Elasmobranchii.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies