Fabian Cancellara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fabian Cancellara
Cancellara, em 2011, antes da Ronde van Vlaanderen
Informações pessoais
Modalidade Ciclismo masculino
Nascimento 18 de março de 1981 (33 anos)
Berna
Nacionalidade Suíça suiça
Compleição Peso: 82 Kg Altura: 186 cm
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro Pequim 2008 Estrada contra o relógio
Prata Pequim 2008 Estrada

Fabian Cancellara (Berna, 18 de março de 1981) é um ciclista profissional suíço que atualmente integra a equipe RadioShack - Nissan - Trek do UCI ProTour. E conhecido no pelotão pela alcunha de Spartacus. É uma dos melhores contra-relogistas em actividade , alem de ser especialista nas classicas do Pavee (corrida que decorrem em março e abril conhecidas por passarem por varias zonas de estradas em paralelos).

Cancellara conquistou duas medalhas durante os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, em Pequim. Foi medalhista de prata na prova de estrada e campeão olímpico na prova de estrada contra o relógio.

Carreira[editar | editar código-fonte]

  • Foi campeão do mundo de ciclismo no contrarrelógio de estrada em 2006, 2007, 2009 e 2010
  • Destacou-se na sua terceira Volta à França em 2007 ao vencer duas etapas e ao conservar a camisola amarela durante 7 dias.

A sua carreira começa em 1998 ano em que ganha os campeonatos mundiais juniores de contra-relógio Em 2008 ganhou a corrida Milan-San Remo e a classificaçao geral do Tirreno-Adriatico.

  • Em 2009, ele foi campeão da Volta da Suíça e venceu uma etapa do Tour de France, mantendo a liderança da competição por seis dias. Alem disto, também ganhou a volta a Suiça em 2009. Neste ano venceu tambem os campeonatos mundiais de contra-relogio em Varese no seu pais, apresentando uma grande forma.

Em 2010 ganhou a Volta a Flandres, o Paris-Roubaix e o E3-Harelbeke e a classificação geral do Tour de Oman. No ano seguinte ganhou o E3-Harelbeke novamente e etapas no Tour do Luxemburgo, do Tireno-Adriatico e da Volta a Suiça. Em 2013 voltou a ganhar a Volta a Flandres e o Paris-Roubaix e o E3-Harelbeke.

Cycling (road) pictogram.svg Este artigo sobre um(a) ciclista, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Palmares retirado de http://www.cyclingbase.com/ e de http://www.radioshackleopardtrek.com/team/riders/fabian-cancellara.