Falconiformes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.


Como ler uma caixa taxonómicaFalconiformes
Hypotriorchis femoralis.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Sharpe, 1874
Famílias
Ver texto.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Falconiformes

Falconiformes é uma ordem de cerca de 257 espécies que inclui as famílias de aves de rapina diurnas. Sua classificação é ainda controversa. Na antiga Taxonomia de Sibley-Ahlquist as famílias deste grupo foram inseridas na ordem estendida Ciconiiformes. Estudos recentes feitos por Hackett e colaboradores, demonstraram que o grupo pode ser polifilético, sendo dividido em Falconiformes, com uma única família, e Accipitriformes com as demais famílias. A posição da família Cathartidae é ainda mais problemática, podendo pertencer a uma ordem própria, Cathartiformes. Actualmente a União Ornitológica Internacional considera apenas a familia Falconidae nesta ordem[1] .

As famílias caracterizam-se pelas suas adaptações à predação, como um bico curvo e aguçado e garras afiadas. Enquanto animais diurnos, estas aves têm normalmente um sentido da visão bastante apurado. Em muitos vertebrados, os músculos que agem sobre o cristalino dos olhos são lisos, porém as aves de rapina possuem essa musculatura estriada, e essa característica pode ser considerada uma importante adaptação.

Os "falconiformes" têm uma esperança de vida média muito alta para as aves e levam muito tempo a atingir a maturidade sexual. Em geral a fêmea é maior do que o macho e fica no ninho para proteger os filhotes. Muitas espécies estabelecem relações monogâmicas.

Famílias[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Worldbirdnames.org - Raptors. IOC World Bird List. Página visitada em 17 de Abril de 2011.