Falconiformes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Como ler uma infocaixa de taxonomiaFalconiformes

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Sharpe, 1874
Famílias
Ver texto.
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Falconiformes

Falconiformes é uma ordem de cerca de 257 espécies que inclui as famílias de aves de rapina diurnas. Sua classificação é ainda controversa. Na antiga Taxonomia de Sibley-Ahlquist as famílias deste grupo foram inseridas na ordem estendida Ciconiiformes. Estudos recentes feitos por Hackett e colaboradores, demonstraram que o grupo pode ser polifilético, sendo dividido em Falconiformes, com uma única família, e Accipitriformes com as demais famílias. A posição da família Cathartidae é ainda mais problemática, podendo pertencer a uma ordem própria, Cathartiformes. Atualmente a União Ornitológica Internacional considera apenas a família Falconidae nesta ordem[1].

As famílias caracterizam-se pelas suas adaptações à predação, como um bico curvo e aguçado e garras afiadas. Enquanto animais diurnos, estas aves têm normalmente um sentido da visão bastante apurado. Em muitos vertebrados, os músculos que agem sobre o cristalino dos olhos são lisos, porém as aves de rapina possuem essa musculatura estriada, e essa característica pode ser considerada uma importante adaptação.

Os "falconiformes" têm uma esperança de vida média muito alta para as aves e levam muito tempo a atingir a maturidade sexual. Em geral a fêmea é maior do que o macho e fica no ninho para proteger os filhotes. Muitas espécies estabelecem relações monogâmicas.

Famílias

Referências

  1. «Worldbirdnames.org - Raptors». IOC World Bird List. Consultado em 17 de Abril de 2011