Fax

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um fax.

Fax, faxe[1] , telefax (abreviaturas do termo latino facsimile e telefacsimile) ou telecópia é uma tecnologia das telecomunicações usada para a transferência remota de documentos através da rede telefônica.

A ideia de transmitir e reproduzir documentos a longa distância foi patenteada por Alexander Bain em 1843. Da união da idéia de Bain com aparelho telefônico criado por Alexander Graham Bell, o primeiro protótipo do fac-símile, mais conhecido como fax, foi criado nos Laboratórios Bell em 1926.

Em 1947 Gabriel Casotti, especialista em telegrafia sem fio, produziu o primeiro aparelho de fax com a ajuda da agência de notícias Associated Newspapers.

Em 1949, a Muirhead instalou o primeiro sistema de fax no Japão. E em 1973 ele começou a ser produzido em grande escala.

Uma "máquina de fax" normalmente consiste de uma escâner, um modem, uma impressora e uma linha telefônica em um só equipamento. A scanner converte o arquivo impresso em imagem digital, o modem envia esta imagem pela linha telefônica para outra máquina de fax e impressora desta máquina produz uma cópia do documento recebido.

O grande sucesso do fax deve-se principalmente à sua grande vantagem sobre os correios quando a comunicação é a longa distância, uma vez que a tranferência de documentos daquele é quase instantânea.

Com a popularização da Internet nos anos 2000, um novo serviço aparece no meio das telecomunicações: o fax pela internet, chamado também Internet Fax ou ainda Fax to Mail. O serviço funciona através de um servidor de fax, um software que permite o envio de fax a partir do computador via conexão na Internet.

Em muitos ambientes corporativos, as máquinas de fax foram substituídas pelos servidores de fax e outros sistemas computadorizados capazes de receber e armazenar fax eletrônicos que podem ser impressos ou reenviados via e-mail para terceiros. Tais sistemas têm a vantagem de reduzir custos uma vez que diminuem impressões desnecessárias e gastos com ligações telefônicas das máquinas de fax.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.