Feirart Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Feirart é uma feira na cidade brasileira de Santos.[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

A Feirart Santos (ou Feirarte) é uma feira de artesanato e tem seu inicio datado de 1973 quando alguns hippies locais iniciaram o "movimento".

Os registros não são precisos quanto a essa data, mas de acordo com reportagens locais e hippies que ainda expõem na Feirart Santos, fica mais fácil chegar a data mais próxima.

A idéia inicial sempre foi expor produtos exclusivamente artesanais, feitos por eles mesmos e utilizando materiais como o arame, madeira, fibras naturais, sementes, etc. A exposição, comum a época, era feita no chão e utilizados panos e esteiras de palha como vitrine!

O local escolhido foi a orla da praia, mais precisamente nos Jardins de Santos, um dos mais bonitos cartões de visita da cidade, em frente a Av. Conselheiro Nébias.

De lá pra cá, passou por inúmeras mudanças acompanhando a história política da cidade.

A localização por exemplo, foi alterada para o Canal 5 (Av. Almirante Cochrane) mas ainda na orla na praia...

Com o crescimento do número de expositores, a então conhecida Feirinha Hippie, foi organizada em 3 dias, sábados continuando na orla da praia e aos domingos em 2 locais: em frente ao SESC de Santos e no Jardim Botânico Chico Mendes de Santos.

... só mais tarde a feira de sábado voltou ao local onde tudo começou, em frente a Av. Conselheiro Nébias (sempre na orla da praia), agora com barracas e estrutura diferenciadas.

Houve mudanças como expositores, produtos, e a denominação, que em 1996 através de um decreto municipal, passou a ser conhecida oficialmente como Feirarte Santos!

Hoje faz parte do turismo local e atrai aproximadamente 4.000 visitantes somente na Feira de Sábado!

Expositores[editar | editar código-fonte]

Hoje a Feirart Santos conta com aproximadamente 300 expositores.

Localização[editar | editar código-fonte]

  • Sábado
    • Av. Bartolomeu de Gusmão (orlda da praia) em frente a Av. Conselheiro Nébias, das 14h as 23h
  • Domingo


Artesanato[editar | editar código-fonte]

Mesmo após 35 anos, ainda se encontra o artesanato puro, feito manualmente artesãos, como por exemplo garrafas pet recicladas e recortadas formando bolsas; sementes naturais, conchas compondo quadros e relógios; vidro e fundição agragando valor e qualidade a bijuterias e jóias artesanais.

O trabalho dos artesãos é dar vida a panos, areia, madeira, aço, arame; enfim, qualquer tipo de matéria que sirva de inspiração.


Praça de alimentação[editar | editar código-fonte]

A praça de alimentação tem uma variedade de comidas e bebidas, como doces, fogazzas, pastéis fritos, sanduíches, espetinhos de churrasco, comidas típicas, etc.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]