Fidípides

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Abril de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Feidípides ou Fidípides (em grego: Φειδιππιδης) foi um soldado ateniense que, segundo Heródoto,[1] foi enviado para buscar ajuda em Esparta antes da batalha de Maratona, em 490 a.C..

Chegou a Esparta um dia depois, tendo corrido uma distância de no mínimo 200 quilômetros. No caminho de volta, conta a lenda que ele encontrou o deus Pan.

A prova da maratona baseia-se em que Feidípides teria corrido os 42 km separando Atenas de Maratona a fim de participar da batalha de mesmo nome contra os persas, na primeira das guerras médicas. Os atenienses acabaram vencendo a batalha, e os persas recuando para os seus navios e partindo em direção à Atenas. Com medo de que os persas fizessem revanche contra a cidade desprotegida e desavisada sobre o destino da batalha de Maratona, Filípedes teria retornado, sempre correndo, à Atenas para avisar do sucesso na batalha. Após ter anunciado a vitória «nenikekamen!», caiu morto, devido à enorme exaustão. Devido ao seu gigantesco esforço, Atenas teve tempo de se organizar, fechar a cidade e passar ilesa ao ataque persa.

Referências

  1. Histórias, VI, 105-106.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.