Força normal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Força Normal)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Fn representa a força normal.

Em física, força normal é uma força de reação que a superfície faz em um corpo que esteja em contato com esta, essa força é normal à superfície. Um corpo qualquer ao entrar em contato com a superfície de outro e a comprimir aplicará uma força nessa superfície e de acordo com a 3ª Lei de Newton haverá um reação que é exatamente a força normal.[1]

A força é chamada de normal porque é termo utilizado em Física quando há formação de um ângulo de 90° entre duas direções, no caso a direção da superfície e a direção da força, ou seja, a reação é perpendicular à superfície de apoio.[1] :

É utilizada para calcular a força de atrito

A força normal, sendo uma força, é grandeza vetorial com módulo, direção e sentido. Assim, num corpo qualquer, os vetores da força normal terão os seguintes valores[1] :

  • Módulo ou intensidade: igual ao da compressão que a superfície recebe;
  • Direção: perpendicular à superfície de apoio;
  • Sentido: do apoio para o corpo.

Em outras palavras, a força normal é força de superfície contra superfície.

A força normal existe sempre que há contato entre o corpo e a superfície de apoio, independentemente de essa superfície ser ou não horizontal. A direção da força é sempre perpendicular à superficie de apoio.

Exemplos práticos de força normal[editar | editar código-fonte]

Exemplo de força normal poderá ser visto em um objeto sobre uma mesa. A força peso, que é uma grandeza vetorial, forçará o objeto para baixo devido à Gravidade mas como há um contato entre o objeto e a mesa, o objeto não cairá mas comprimirá a superfície. Todavia, há de salientar que não é a força peso que é responsável pela força normal, a força peso é uma força de campo, enquanto a força normal é uma força de contato, obviamente são forças de tipo diferente, em outras palavras, a força normal é a reação da compressão que é exercida sobre a superfície.[1] A mesma força exercida pelo peso do objeto poderia, por exemplo, ser exercida por um ser humano empurrando a superfície da mesa, tendo a força normal sentido cima para baixo), ou ainda empurrando uma porta tendo a força normal sentido esquerda para direita (relativamente para um observador localizado à direita do agente e com visão perpendicular à força).

Quando se pressiona uma campainha há força normal, o seu dedo (corpo A) contra a campainha (corpo B ou apoio) exerce uma força, ao mesmo tempo que existe a reação (Terceira lei de Newton): a campainha exerce força contra o seu dedo. Ambas as forças possuirão mesma direção (horizontal) mas sentidos contrários: a força normal que é gerada na campainha tem sentido da campainha para o dedo (do apoio para o corpo).



Referências

  1. a b c d Domiciano Correa Marques da Silva. Força Normal. Página visitada em 23 de dezembro de 2012.


Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.