Fort Okanogan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Site of Fort Okanogan
Registro Nacional de Lugares Históricos
Fort Okanogan está localizado em: Washington
Localização: Condado de Okanogan (Washington)
Cidade mais próxima: Brewster (Washington)
Coordenadas: 48° 6′ N 119° 43′ W
Construído/Fundado: 1811
Administração: Estado de Washington
Adicionado ao NRHP: 4 de junho de 1973
Registro NRHP: 73001883[1]

Fort Okanogan (ou Fort Okanagan) é uma fortificação fundada para proteção do comércio de peles pela Pacific Fur Company de John Jacob Astor em 1811. Foi construído na confluência dos rios Okanogan e Colúmbia, no que é hoje o condado de Okanogan, no estado de Washington. Foi o primeiro assentamento dos Estados Unidos no território que hoje é o estado de Washington,[2] embora a sua posse tenha passado para a Companhia do Noroeste quando a Pacific Fur Company vendeu os seus ativos e postos à sua rival.

A Companhia do Noroeste juntar-se-ia mais tarde à Companhia da Baía de Hudson. O forte tornou-se uma importante encruzilhada para a empresa enviar as peles até Londres através da baía de Hudson. Era uma paragem do York Factory Express.

Em 1846, quando o Tratado do Oregon foi assinado para parar o conflito entre os americanos e ingleses sobre a partilha do Oregon Country, a Companhia da Baía de Hudson foi autorizada a continuar a usar o forte. O forte foi abandonado em 1860, quando o comércio de peles diminuiu no região[3] . O local foi inundado em 1967, quando a barragem Wells no rio Colúmbia criou o lago Pateros.[3]

O Parque Estatal de Fort Okanogan (Fort Okanogan State Park) domina o local da fortaleza e do rio. Alberga um museu, mostrando o que acontecia no forte quando este estava ativo[2] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Predefinição:NRISref
  2. a b Gulick, Bill. A Traveler's History of Washington. Caxton Press, 1996. ISBN 0-8700-4371-4. p. 339

Ligações externas[editar | editar código-fonte]