Fotocopiadora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fotocopiadora.

Uma fotocopiadora é um dispositivo usado para reprodução de documentos através da tecnologia de eletrofotografia ou xerografia.[1] A cópia feita por uma fotocopiadora é conhecida como fotocópia ou xerocópia [2] , popularmente no Brasil chamada de xerox[3] devido ao nome da empresa Xerox, inventora desse dispositivo de impressão eletrofotográfica.[4]

Entretanto, a empresa não endossa o uso da palavra xerox como verbo e substantivo comum. [5] A principal preocupação é que a palavra se torne uma trademark genérica, implicando em riscos aos direitos sobre a marca.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Seu funcionamento está baseado nos princípios da eletricidade estática. Originalmente, no processo conhecido como Light-Lens, um cilindro fotossensível era carregado com a imagem refletida do original através de espelhos. Após essa etapa, forma-se uma imagem latente do original na superfície do cilindro. O cilindro recebe uma carga de material conhecido como toner ou tonalizador que é atraído pelas cargas que formam a imagem. O toner é então transferido para o papel, também através de cargas elétricas, e então fixado ao mesmo, em processo que envolve calor e pressão. Nos dias de hoje, a imagem latente é formada no cilindro com o uso de raios laser ou diodos emissores de luz (LEDs), no processo chamado de digital, semelhante às impressoras a laser.

Foi introduzida pela Xerox na década de 1960 e foi gradualmente substituindo o processo de cópia por papel químico.

Originalmente eram analógicas com uso de lentes na captura de imagem para a sua revelação, mas com a introdução da tecnologia digital passaram a usar CCD´s na captura de imagem e motores laser para a gravação da imagem. Sendo hoje em dia todas digitais, podem também ser multifunções para cópia, impressão, fax ou mesmo scanners.

Hoje em dia a marcas mais importantes nesta área são a Ricoh, Canon, Xerox e Konica Minolta

Referências

  1. Xerox - infopedia. Página visitada em junho de 2012.
  2. xerocópia - iDicionário Aulete. Página visitada em 14 de novembro de 2009.
  3. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda; FERREIRA, Marina Baird Ferreira (coord.); ANJOS, Margarida dos (coord.); FERREIRA, Elza Tavares et al. Minidicionário da língua portuguesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
  4. Xerox - infopedia. Página visitada em junho de 2012.
  5. Xerox at a Glance - xerox. Página visitada em junho de 2012.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.