Frances Teresa Stuart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frances Teresa Stuart por Sir Peter Lely, 1662-1665.

Frances Teresa Stewart, Duquesa de Richmond e Lennox (8 de julho de 1647[1] - 15 de outubro de 1702) Duquesa de Richmond e Lennox; apelidada La Belle Stuart. Amante do rei Carlos II, era filha do seu médico escocês, parente distante da família real, filho do primeiro Lord Blantyre.

Morto Carlos I, sua família acompanhou a Rainha Henriqueta Maria de volta à França, onde foi educada. Retornando à Inglaterra sob a Restauração de Carlos II (1630-1685), foi dama de honra em seu casamento em 1662. Samuel Pepys a descreveu como «the greatest beauty I ever saw».

Casou em 1667 com o Duque de Richmond e Lennox. O Rei Carlos II enviou o marido à Escócia (1670) e à Dinamarca, onde morreu e renovou suas atenções.

Depois da guerra com os holandeses, sua face foi usada na medalha comemorativa das vitórias sobre os holandeses, e como Britannia, continuou a aparecer em estátuas, escudos, medalhas até recentemente.[2] Comprou a mansão Lethington (East Lothian) e a deu de presente ao sobrinho Alexandre, Lord Blantyre, rebatizada 'Lennox love to Blantyre' ou 'Lennoxlove'. Ela está enterrada na Abadia de Westminster.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Frances Teresa Stuart