Francesco Giovanni Brugnaro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Francesco Giovanni Brugnaro (San Donà di Piave, 16 de março de 1943) é um clérigo italiano e arcebispo católico romano emérito de Camerino-San Severino Marche.

O Arcebispo de Milão, Carlo Maria Martini SJ, o ordenou sacerdote em 18 de dezembro de 1982.

Papa Bento XVI nomeou-o Arcebispo de Camerino-San Severino Marche em 3 de setembro de 2007.[1] O Papa o consagrou pessoalmente como bispo em 29 de setembro do mesmo ano; Os co-consagradores foram Tarcisio Pietro Evasio Cardeal Bertone SDB, Cardeal Secretário de Estado e Cardeal Chamberlain, e o Cardeal Mariano Jaworski, Arcebispo de Lemberg. Como lema ele escolheu Omnia possibilia credenti. A inauguração na Arquidiocese de Camerino-San Severino Marche ocorreu em 28 de outubro de 2007.

Em 27 de julho de 2018, o Papa Francisco aceitou sua aposentadoria por motivos de idade.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Francesco Giovanni Brugnaro

Referências

  1. «RINUNCIA DELL'ARCIVESCOVO DI CAMERINO-SAN SEVERINO MARCHE (ITALIA) E NOMINA DL SUCCESSORE» (em italiano). vatican.va. 3 de setembro de 2007. Consultado em 27 de fevereiro de 2020 
  2. «Rinuncia dell'Arcivescovo di Camerino-San Severino Marche (Italia) e nomina del nuovo Arcivescovo». Tägliches Bulletin (em italiano). Presseamt des Heiligen Stuhls. 27 de julho de 2018. Consultado em 27 de julho de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.