Francesco Traini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
O Triunfo da Morte

Francesco Traini foi um pintor italiano que trabalhou entre 1321 e 1365 em Pisa e Bolonha.

Com certeza há somente um trabalho que é de Traini: em 1345 ele assinou e datou um políptico da igreja de Santa Catarina, em Pisa.

Por comparação de estilo, parece ser a opinião geral entre os estudiosos de que muitos dos grandes afrescos do Camposanto Monumentale em Pisa são dele, incluindo O Julgamento Final, O Inferno, as Lendas dos Eremitas e o famoso Triunfo da Morte (que muitos atribuem ainda a Buonamico Buffalmacco).

O Triunfo da Morte é considerado uma das melhores e mais poderosas obras do Trecento porque mostra a onipresença da morte de forma drástica. Isso pode ser visto também de forma marcante na Danse Macabre. As duas obras são reações aos horrores da Peste Negra no final de 1340.

Infelizmente, a maioria dos afrescos do Camposanto foram destruídas pelos bombardeios aliados na Segunda Guerra Mundial.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Francesco Traini
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.