Franciscanas Missionárias de Maria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde maio de 2009).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

As Franciscanas Missionárias de Maria são um instituto ou ordem religiosa católica feminina fundada em 6 de Janeiro de 1877 por Hélène de Chappotin, que adoptaria o nome religioso de Maria da Paixão. O Instituto das Franciscanas Missionárias de Maria está consagrado à Missão Universal e é filiado na Ordem Franciscana.

Em Dezembro de 2006, este instituto religioso conta já com 7192 irmãs professas de 79 nacionalidades diferentes localizadas em 76 países dos cinco continentes.

História[editar | editar código-fonte]

Hélène de Chappotin, uma fidalga bretã, tornou-se uma religiosa da Sociedade de Maria Reparadora a 15 de Agosto de 1864 e adoptou o nome religoso de Maria da Paixão. No dia 9 de Julho de 1867, ela é nomeada superiora provincial das três comunidades do Madurai, na Índia. É aí que esta, juntamente com outras religiosas do mesmo instituto religioso, delineiam a fundação de um outro instituto que seguisse o espírito de São Francisco de Assis.

No dia 4 de Janeiro de 1877, o Papa Pio IX autoriza o Vigário Apostólico de Coimbatore a fundar na sua diocese o Instituto das Missionárias de Maria, mas acrescenta que é necessário fazer uma nova constituição expressamente para as missões e abrir um noviciado em França. Mais tarde, a irmã Maria da Paixão adere pessoalmente à Ordem Terceira Franciscana, o que vem a acontecer a todo o instituto. A aprovação definitiva da constituição deste novo instituto franciscano ocorreu em 1896.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.