François-Joseph Bélanger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
François-Joseph Bélanger
François-Joseph Bélanger
Nascimento 12 de abril de 1744
Paris
Morte 1 de maio de 1818 (74 anos)
Paris
Sepultamento cemitério do Père-Lachaise
Cidadania França
Alma mater
Ocupação arquiteto
Obras destacadas Château de Bagatelle, Folie Saint James
Movimento estético neoclassicismo

François-Joseph Bélanger (Paris, 12 de abril de 1744Paris, 1 de maio de 1818) foi um arquiteto e paisagista francês do estilo neoclássico. Considerado o mais influente arquiteto de jardins paisagísticos da França, estudou na Academia Real de Arquitetura (1764—1766), onde trabalhou com Julien-David Le Roy e Pierre Contant d'Ivry. Partiu para Roma para estudar com o intuito de ganhar o tão cobiçado Prix de Rome, porém o prémio não lhe fora atribuído; no entanto, no âmbito da Le Roy ele foi apresentado a alguns projetistas neoclássicos de renome, tais como Charles-Louis Clérisseau, mestre de Robert Adam, recém-chegado de Roma e fora admitido na Academia nos anos vinte.

Em 1777, em pouco mais de dois meses, desenhou e construiu o Château de Bagatelle no Bois de Boulogne, em Paris, que foi considerado um dos seus melhores trabalhos. Em Méréville, em 1786, finalizou o último dos seus grandes parques, comissionado por Jean-Joseph de Laborde. Projetou interiores para o Hôtel Baudart de Saint-James, 12 Place Vendôme e realizou projetos que de certa maneira influenciariam os restantes jardins da época.

Em 1806 erigiu a cúpula em ferro fundido para a Halle aux Blés, em substituição de um cúpula de madeira construída algumas décadas antes.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • R. Middleton, D. Watkin, Architettura dell'Ottocento, Martellago (Venezia), Electa, 2001.
  • N. Pevsner, J. Fleming, H. Honour, Dizionario di architettura, Torino, Einaudi, 1981.
  • J. Barrier, "Les voyages outre-Manche de François-Joseph Bélanger", Histoire de l'art, n° 12, 1990, p. 37-48.
  • Martine Constans and Béatrice de Andia, Bagatelle dans ses jardins (Paris) 1997 ISBN 2-905118-91-1
  • Gabrielle Joudiou, La folie de M. de Sainte-James : une demeure, un jardin pittoresque (Neuilly-sur-Seine : Editions Spiralinthe) 2001
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre François-Joseph Bélanger