Frederico Augusto I de Oldemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frederico Augusto I
Duque de Oldemburgo
Duque de Holstein-Gottorp
Friedrich August von Oldenburg.jpg
Frederico Augusto
Governo
Consorte Ulrica Frederica Guilhermina de Hesse-Cassel
Vida
Nascimento 20 de Setembro de 1711
Gottorp, Alemanha
Morte 6 de Julho de 1785 (73 anos)
Oldemburgo, Alemanha
Filhos Guilherme I de Oldemburgo
Luísa de Holstein-Gottorp
Edviges de Holstein-Gottorp
Pai Cristiano Augusto de Holstein-Gottorp
Mãe Albertina Frederica de Baden-Durlach

O duque Frederico Augusto I de Oldemburgo (20 de Setembro de 1711 - 6 de Julho de 1785) foi um duque de Holstein-Gottorp que se tornou duque de Oldemburgo numa troca de territórios entre a Rússia e a Dinamarca.

Família[editar | editar código-fonte]

Frederico Augusto foi o sexto filho, terceiro varão, do duque Cristiano Augusto de Holstein-Gottorp e da marquesa Albertina Frederica de Baden-Durlach. Entre os seus irmãos estava o rei Adolfo Frederico da Suécia e a princesa Joana Isabel de Holstein-Gottorp, mãe da czarina Catarina, a Grande da Rússia. Os seus avós paternos eram o duque Cristiano Alberto de Holstein Gottorp e a princesa Frederica Amália da Dinamarca. Os seus avós maternos eram o marquês Frederico VII de Baden-Durlach e a princesa Augusta Maria de Holstein-Gottorp.[1]

Duque de Oldemburgo[editar | editar código-fonte]

O czar Paulo I da Rússia, último duque de Holstein-Gottorp, entregou as terras do seu ducado à Dinamarca, que juntou Holstein-Gottorp ao seu estado de Holstein-Segeburg, criando assim o novo estado de Schleswig-Holstein. Como agradecimento pela herança do czar, a Dinamarca ofereceu-lhe o ducado de Oldemburgo, nomeando Frederico Augusto, um primo afastado, o seu sucessor neste território. [2] Assim, Frederico Augusto inaugurou de fato a casa de Holstein-Gottorp no Condado de Oldemburgo, em substituição à casa de Oldemburgo. O herdeiro de Frederico foi o seu filho mais velho que o sucedeu como duque Guilherme I de Oldemburgo.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Frederico Augusto casou-se com a landegravina Ulrica Frederica Guilhermina de Hesse-Cassel. Juntos tiveram três filhos:

Referências