Frente Democrática do Povo Centro-Africano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Frente Democrática do Povo Centro-Africano (em francês: Front démocratique du peuple centrafricain; FDPC) é uma milícia antigovernamental da República Centro-Africana. Foi um dos principais combatentes da Guerra Civil na República Centro-Africana (2004–2007) e membro do grupo Séléka [1] que derrubou o governo nacional em março de 2013.

A FDPC assinou um cessar-fogo com o governo em 2 de fevereiro de 2007. Este acordo ficou conhecido como o Acordo de Sirte, devido a cidade líbia onde foi assinado. Foi o primeiro dos cessar-fogos que o governo assinou individualmente com cada uma das três principais milícias, [2] trazendo uma paz temporária para o país.

Depois de desentender-se com o Séléka, o líder da FDPC, Abdoulaye Miskine, fugiu para os Camarões e foi detido em 2013. O grupo respondeu sequestrando 26 pessoas dos dois países, incluindo um padre polaco, num esforço para pressionar o governo dos Camarões a libertar Miskine. Em novembro de 2014, a FDPC libertou seus reféns e Camarões libertou Miskine.[3]

Referências[editar | editar código-fonte]

Notas de rodapé
  1. RFI 12-31.
  2. Wikileaks 2008-12-03.
  3. Christian Elion and Crispin Dembassa-Kette, "Cameroon frees Central African rebel chief in exchange for hostages", Reuters, 28 de Novembro de 2014.
Fontes