Fundação Universitária Iberoamericana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fundação Universitária Iberoamericana
Logotipo FUNIBER portugués
FUNIBER
Fundação 1997
Tipo de instituição Fundação
Localização Paseo Garcia Faria, 29 08005 Barcelona.
Campus Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Espanha, Itália, Argentina, Bolívia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Chile, Colômbia, Ecuador, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, EUA, China, Camarões, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Marrocos, Nigéria, Senegal, Tunísia [1]
Página oficial www.funiber.org

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) [2] é uma instituição relacionada com o âmbito universitário e da formação que conta com sede em mais de 30 países ao redor do mundo.

Atualmente, a oferta acadêmica da FUNIBER consiste em 160 programas acadêmicos de Mestrado e Especialização, cursados através de ambientes virtuais (campus virtual). Todos os programas são titulados por prestigiosas universidades internacionais e são ministrados em espanhol, português e, parte deles, em italiano, francês e inglês.

A FUNIBER busca difundir e compartilhar o conhecimento europeu e latino-americano. Desde a sua fundação, em 1997, em Barcelona (Espanha), a FUNIBER vem crescendo continuamente, chegando, hoje em dia, a criar uma rede acadêmica e profissional com presença em mais de 30 países. Nesta rede, participam pessoas de mais de 60 universidades da Europa, dos EUA e da América Latina, assim como empresas e organismos de presença e prestígio internacional, que fornecem experiência e conhecimento com o único objetivo de formar pessoas como iguais por meio de uma educação internacional de primeiro nível e categoria, sem deixar de lado o que cada país tem a contribuir em termos de individualidade, singularidade e vantagens comparativas.

A FUNIBER é, hoje em dia, uma instituição que se desenvolve com a sociedade, por meio de diversos convênios e projetos, participando em atividades, tanto acadêmicas, científicas e de pesquisa como de cooperação, desenvolvimento e crescimento econômico, graças aos seu vínculo com universidades e instituições profissionais, visando proporcionar uma Formação Global, respeitando as identidades locais.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

A FUNIBER tem suas origens em experiências e trabalhos universitários de cooperação para o desenvolvimento realizados no âmbito dos Programas de Cátedras e Redes UNITWIN-UNESCO e da Comunidade Europeia. Além disso, ela guia-se pelas conclusões presentes na Declaração Mundial sobre a Educação Superior no século XXI: Visão e Ação (UNESCO, Paris, 1998), na qual se proclama a necessidade de uma formação multicultural baseada na qualidade, na pertinência e na cooperação internacional solidária através de redes de universidades. A FUNIBER é regida pela pauta principal desta declaração: "Educação permanente durante toda a vida". Esta inclui que todo indivíduo pode ser educado no lugar onde vive e trabalha, esteja onde estiver.

Os modernos sistemas de comunicação que possibilitam, entre outras coisas, a educação não presencial, permitem às universidades completar sua oferta colocando ao alcance dos estudantes, mediante uma Universidade, todas as áreas de conhecimento que a instituição desejar, fazendo-o com o melhor nível acadêmico. O caminho para ultrapassar os obstáculos passa pela construção de Redes de Universidades.

Linhas de atuação[editar | editar código-fonte]

A FUNIBER projeta suas linhas de atuação apoiando-se no fato de que o conhecimento deve ser colocado ao alcance de todos, não só de quem terminou uma carreira universitária. Sob a premissa de que existem diferentes grupos de destinatários do conhecimento (segundo o grau de educação previamente alcançado) e diferentes níveis de aprofundamento em cada um, afirmando que cada um deve ter a possibilidade de escolher o caminho que mais lhe satisfaça na materialização de seu processo pessoal de aprendizagem e formação cultural e intelectual.

A FUNIBER desenvolve suas atividades através de 3 eixos fundamentais de atuação. São eles:

  1. Promover a criação de programas interuniversitários.
  2. Apoiar na formação e nas atividades de Projetos de Cooperação Internacional.
  3. Oferecer soluções de Formação sob Medida e de Gestão do Conhecimento para empresas e outras instituições.

Programas[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a oferta acadêmica da FUNIBER consiste em 160 programas acadêmicos de Mestrado e Especialização, cursados através de ambiente virtuais (campus virtual). Todos os programas são titulados por prestigiosas universidades internacionais e são ministrados em espanhol, português e, parte deles, em italiano, francês e inglês.

Áreas de formação[editar | editar código-fonte]

  • Ambiente
  • Saúde e Nutrição
  • Esporte
  • Tecnologias TIC
  • Formação de Professores
  • Comunicação
  • Turismo
  • Projetos, Prevenção
  • Arquitetura e Desenho
  • Empresas, Direito
  • Psicologia, RH
  • Idiomas
  • Doutorados

Programa de Bolsas de Estudo[editar | editar código-fonte]

Ao longo de sua história, a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) vem cumprindo com sua Missão e Responsabilidade Social de que ninguém deixe de estudar por carências econômicas através das BOLSAS de FORMAÇÃO FUNIBER. Estas bolsas de estudo são concedidas para o estudo em qualquer um dos programas patrocinados pela FUNIBER.

Do mesmo modo, a FUNIBER também oferece o Programa de Prêmios à Excelência, concedidos a instituições ou organizações que, por seu impacto no crescimento econômico e desenvolvimento cultural e social dos países, desejam potencializar seu capital humano dando a seus membros possibilidades de estudo que contribuam para a melhoria do trabalho que realizam.

Sedes[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]