Fundação Universitária Iberoamericana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) é uma instituição de ensino a distância que tem como objetivo difundir e compartilhar o conhecimento espanhol e português com o latino-americano.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Desde sua fundação em 1997, em Barcelona, na Espanha, a FUNIBER vem crescendo continuamente, chegando hoje em dia a ser uma rede acadêmica e profissional com presença em 16 países (Espanha, Itália, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Estados Unidos). Esta rede é composta atualmente por mais de 40 universidades européias e latino-americanas e por muitas empresas e organismos internacionais.

FUNIBER se guia pelas conclusões presentes na Declaração Mundial sobre a Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação (UNESCO, Paris, 1998), na qual se proclama a necessidade de uma formação multicultural baseada na qualidade, na pertinência e na cooperação internacional solidária através de redes de universidades.

Os modernos sistemas de comunicação que possibilitam, entre outras coisas, a educação não presencial, permitem às universidades completar sua oferta colocando ao alcance dos estudantes, mediante uma universidade, todas as áreas de conhecimento que a Instituição desejar, fazendo-o com o melhor nível acadêmico. O caminho para ultrapassar os obstáculos passa pela constituição de redes de universidades.

Programas[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a FUNIBER oferece 98 programas acadêmicos de mestrado e especializações em diferentes áreas de formação: nutrição, ambiente, desenvolvimento diretivo, turismo, tecnologias da informação, formação de professores em segundas línguas e áudio-visual. Todos os programas estão dirigidos por universidades espanholas e ibero-americanas.

Programa de Bolsas de estudo[editar | editar código-fonte]

A fundação criou um fundo para conceder bolsas de estudo o qual se divide em dois programas: Programas de Bolsas, criado para garantir um acesso à educação de maneira democrática para um maior número de pessoas; e o "Programa de Prêmios à Excelência" concedidos a instituições ou organizações que por seu impacto no crescimento econômico e desenvolvimento cultural e social dos países, desejam potencializar seu capital humano dando a seus membros possibilidades de estudo que contribuam na melhoria do trabalho que realizam.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]