Gérson Bergher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gérson Bergher
Deputado Estadual pelo Rio de Janeiro
Dados pessoais
Nascimento 9 de abril de 1925
Rio de Janeiro, DF
Morte 30 de maio de 2016 (91 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileiro
Cônjuge Teresa Bergher
Partido PSDB
Religião Judeu
Profissão Psiquiatra e Deputado estadual

Gérson Bergher (Rio de Janeiro, 9 de abril de 1925 - Rio de Janeiro, 30 de maio de 2016) foi um político brasileiro.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido no Rio de Janeiro, filho de imigrantes de origem judaica, formou-se em Medicina, com especialização em Psiquiatria, pela Faculdade Nacional de Medicina. Iniciou-se na política em 1960, ao se candidatar a Deputado Estadual pelo Partido Socialista Brasileiro no antigo estado da Guanabara. Eleito, se tornou relator da comissão especial que elaborou a nova Constituição do Estado. Reeleito em 1963, acabou tendo o mandato cassado em 1967. Tornado inelegível, voltou a exercer a Medicina e a atuar em instituições da comunidade judaica carioca, sempre em consonância com a política e a ideologia da esquerda trabalhista israelense.

Voltou à política em 1993. Elegeu-se vereador do município do Rio de Janeiro por três mandatos consecutivos, inicialmente pelo Partido da Social Democracia Brasileira e depois pelo Partido da Frente Liberal. Presidiu a Câmara Municipal do Rio de Janeiro entre 1999 e 2000. Presidiu também as comissões de Justiça e Redação e de Orçamento e Finanças. Em 2006, foi eleito deputado estadual pelo PSDB. Quatro anos depois foi o segundo deputado mais votado do seu partido[2].

Foi casado com a vereadora Teresa Bergher por 32 anos.

Morreu aos 91 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado havia três meses no Hospital Samaritano, em Botafogo, por conta de problemas cardíacos[3]. Foi sepultado no Cemitério Comunal Israelita do Caju.

Referências

  1. «Gerson Bergher Políticos do Brasil». UOL. Consultado em 20 de agosto de 2014 
  2. «Perfil de Gérson Bergher no portal da Assembleia legislativa do Rio de Janeiro». Consultado em 20 de agosto de 2014. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  3. «Deputado Gérson Bergher morre no Rio». O Globo. Consultado em 30 de maio de 2016 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.