Jacarezinho (escola de samba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de GRES Jacarezinho)
 Nota: Para outros significados de Jacarezinho, veja Jacarezinho (desambiguação).


Jacarezinho
Fundação 8 de maio de 1974 (49 anos)
Cores Vermelho, Verde e Branco
Símbolo Jacaré
Bairro Gameleira
Presidente Paulo Almeida Filho (PATE)
Presidente de honra Nicinha Araújo
Desfile de 2015

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Jacarezinho é uma escola de samba da cidade de Brasília de Minas, Minas Gerais, e originou-se em 1974, pelo grupo amigos: Carlos Wallace Cardoso Costa, Antônio Geraldo Pinto Coelho (Adim), Ricardo Antunes Peixoto e Luiz Carlos Botelho na residência do José Cardoso da Cruz e depois no bar do Manoel Pinto Coelho (Nozinho do Vasco).

A formação de blocos da Jacarezinho teve sua origem também num grupo de jovens liderados por Zilca Rodrigues, Iracema Veloso, Ricardo Antunes Peixoto e Jânio Marcos Pereira Araújo, que saíram fantasiados, sambando pelas ruas, fantasiados em sua maioria pela cor verde.É polêmico o nome da escola, pois uns atribuem-no ao bairro Jacaré, onde a escola concentrava-se para os desfiles; outros, às primeiras letras dos fundadores da bateriada escola.

A agremiação tradicional do Carnaval da cidade a Grande Rio do Serrado como é chamada pela imprensa local, esteve afastada dos desfiles entre 1995 e 2007, voltando em 2008 para competir com sua tradicional rival, a Bramoc[1].

Em 2012, ambas as escolas novamente desfilaram, sem competição.[2]

Lista de ex-presidentes[editar | editar código-fonte]

  1. Jânio Marcos Pereira de Araújo
  2. José Sinésio Botelho
  3. José Carlos Pereira
  4. Juscelino de Matos Miranda

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Memorial de Brasília de Minas - Documentário, de Maria Inês de Matos Gonçalves (HG).

Referências

  1. http://www.osestrelos.com/materias.asp?materiaID=14
  2. Acontece On Line (22 de fevereiro de 2012). «Bramoc e Jacarezinho voltam à avenida e animam o público - Com muito entusiasmo escolas fazem desfiles de arrepiar». Consultado em 23 de julho de 2012. Arquivado do original em 23 de julho de 2012