George Waddel Snedecor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de George W. Snedecor)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Maio de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
George Waddel Snedecor
Estatística
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 20 de outubro de 1881
Local Memphis, Tennessee
Morte 15 de fevereiro de 1974 (92 anos)
Local Amherst (Massachusetts)
Atividade
Campo(s) Estatística
Alma mater Universidade de Michigan

George Waddel Snedecor (Memphis, Tennessee, 20 de outubro de 188115 de fevereiro de 1974) foi um matemático e estatístico estadunidense. Contribuiu para os fundamentos da análise de variância, análise de dados, planejamento de experimentos e metodologia estatística. A Distribuição F de Fisher-Snedecor e o George W. Snedecor Award da American Statistical Association foram batizados em homenagem a ele. Snedecor Hall, na Iowa State University, é a sede do Departamento de Estatística. Foi construída em 1939.

Vida acadêmica[editar | editar código-fonte]

Snedecor fundou o primeiro departamento acadêmico de estatística nos EUA, na Iowa State University. Seu livro didático Statistical Methods de 1940 tornou-se uma obra de referência: "nos anos 1970, uma revisão de citações em artigos científicos publicados em todas as áreas de ciência demonstrou que Statistical Methods de Snedecor era um dos livros mais freqüentemente citados."[1]

Snedecor foi homenageado com o título de doutor honoris causa em ciências pela Universidade Estadual da Carolina do Norte em 1956 e pela Iowa State University em 1958.

Referências

  1. SALSBURG, David. The Lady Tasting Tea: How Statistics Revolutionized Science in the Twentieth Century. Nova York: W. H. Freeman, 2001; p. 196.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.