Gerenciamento de tempo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Gerenciamento de tempo é o ato ou processo de planejamento e execução do controle consciente sobre a quantidade de tempo gasta com atividades específicas, especialmente para aumentar a efetividade, eficiência e produtividade.

É uma meta-atividades cujo objetivo é maximizar o benefício geral de um conjunto de outras atividades dada uma quantidade limitada de tempo.

O gerenciamento de tempo pode ser ajudado por um conjunto de habilidades, ferramentas e técnicas usadas para gerenciar tempo quando coisas específicas são realizadas: tarefas, projetos e objetivos de acordo com datas finais. Inicialmente, gerenciamento de tempo dizia respeito apenas a negócios ou atividades de trabalho, mas o termo foi expandido para incluir também atividades pessoais. Um sistema de gerenciamento de tempo é uma combinação de processos, ferramentas, técnicas e métodos. Porque esse tipo de gerenciamento é necessário em qualquer desenvolvimento de projeto, pois determina o tempo de realização e o escopo do mesmo.

Os principais temas da literatura do gerenciamento de tempo incluem os seguintes tópicos:

  • Criação de ambientes que levem a efetividade.
  • Definição de prioridades.
  • Cumprimento de atividades dessas prioridades.
  • O processo de reduzir o tempo gasto em atividades não-prioritárias.

Gerenciamento de tempo tem sido considerado um subconjunto de diferentes conceitos tais quais:

Referências

  1. http://www.pmi.org/Marketplace/Pages/ProductDetail.aspx?GMProduct=00100035801 A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide)