Giovanni Legrenzi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Giovanni Legrenzi

Giovanni Battista Legrenzi (Clusone, batizado em 12 de agosto de 1626Veneza, 27 de maio de 1690) foi um clérigo, compositor e organista da Itália. É considerado um dos maiores compositores da escola de Veneza do fim do século XVII e exerceu uma enorme influência no desenvolvimento da linguagem do barroco no norte da Itália.

Era filho de Giovanni Maria Legrenzi, compositor e violinista, que deve ter sido o seu primeiro professor. Depois transferiu-se para Bergamo, o centro regional, onde recebeu sua primeira indicação, tornando-se organista na Igreja de Santa Maria Maior, sede de grande tradição musical. Ordenado padre em 1651, foi indicado capelão na igreja e Primeiro Organista em 1653. Sua primeira coleção de obras publicadas apareceu no ano seguinte, contendo missas e vésperas.

Deixou Bergamo em 1655 e em 1656 assumiu como mestre de capela na Academia do Espírito Santo em Ferrara, uma pequena mas sólida instituição musical, também de longa tradição. Neste período publicou diversas outras coleções de obras e iniciou uma carreira de operista, apresentando sua primeira composição no gênero em Veneza, em 1664. Entre esta data e 1670 pouco se sabe sobre sua vida, mas renunciou ao cargo na Academia e embora tenha continuado a produzir música, parece não ter mantido empregos estáveis. Em torno de 1670 estabeleceu-se em Veneza, como professor na Igreja de Santa Maria dei Derelitti, onde permaneceu até 1676, quando foi indicado maestro do coro no Ospedale dei Mendicanti. Em 1685 tornou-se vice-maestro na Basílica de São Marcos. Nesta altura era considerado, junto com Carlo Pallavicino (1640 ca. – 1688), o maior compositor de óperas em atividade. Em abril do mesmo ano foi nomeado mestre de capela da Basílica, mas já estava doente, e nos anos seguintes pouco atuou nesta posição. Apesar da fama que ganhou em vida com suas óperas e música sacra, hoje é mais lembrado pela sua produção instrumental.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) compositor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.