Girma Yifrashewa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Girma Yifrashewa
Informação geral
Nascimento 15 de outubro de 1967 (56 anos)
País  Etiópia
Nacionalidade etíope
Ocupação(ões) Músico, pianista
Instrumento(s) Piano, Kirar

Girma Yifrashewa (Adis Abeba, Etiópia em 15 de outubro de 1967) é um pianista e compositor etíope.

Girma Yifrashewa tocaca na infância o Kirar, um instrumento de cordas tradicional etíope. Aos dezesseis anos ingressou na Escola de Música de Yared, onde teve suas primeiras aulas de piano. Depois de quatro anos, ele completou a anos de treinamento com um diploma e estudou na Academia Nacional de Música da Bulgária em SófiaAtanas Kourtev. Durante este tempo ele teve suas primeiras aparições como solista de piano.

O colapso da União Soviética e seus Estados satélites interrompeu inicialmente a sua formação, mais tarde ele frequentou aulas na Royal Academy of Music em Londres em 1997 e na Escola Superior de música e arte dramática Felix Mendelssohn Bartholdy em 1999. Entre 1995 e 2001 lecionou na Escola de Música Yared. De 2002 a 2004 realizou várias concertos por África, e também entre outros países como a Austrália (em 2002), Alemanha, França, Bulgária, Itália e Reino Unido.

O repertório de Yifrashewas inclui composições de Schubert, Schumann e Debussy, além disso obras de Bach, Mozart e Beethoven. Seu primeiro CD, The Shepherd with the Flute lançado em 2002 contém composições de Beethoven, Chopin, Debussy, Mozart e Schumann seu arranjo do mesmo trabalho de seu compatriota Ashenafi Kebede. No CDs Meleya Keleme de 2003 e Elilta de 2006 ele colocou suas próprias composições.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • 2002: The Shepherd with the Flute
  • 2003: Meleya Keleme
  • 2006: Elilta

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.