Giuseppe Artidoro Ghiaroni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Giuseppe Ghiaroni)
Giuseppe Ghiaroni
Nome completo Giuseppe Artidoro Ghiaroni
Nascimento 22 de fevereiro de 1919
Paraíba do Sul, RJ
Morte 21 de fevereiro de 2008 (88 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileiro
Ocupação jornalista

Giuseppe Artidoro Ghiaroni (Paraíba do Sul, 22 de fevereiro de 1919Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 2008) foi um jornalista e poeta brasileiro.

História[editar | editar código-fonte]

Filho de Giuseppe Artidoro Ghiaroni e Michelina Grieco, imigrantes italianos de origem humilde, o pequeno Ghiaroni foi aprendiz de ferreiro, ajudante de cozinha e office-boy. Ao mudar-se para a cidade do Rio de Janeiro, trabalhou como redator do "Suplemento Literário" e no jornal "A Noite", de onde passou para a Rádio Nacional (ambas as empresas ficavam no mesmo edifício, na Praça Mauá, centro do Rio) onde consagrou-se como cronista daquela emissora[1]. Foi o autor de "Mãe", uma das novelas de maior sucesso da Rádio Nacional e que em 1948 foi transformada em filme (Mãe) com a direção de Teófilo de Barros Filho[2].

Radiofonizada por Giuseppe Ghiaroni e baseada no maior tema religioso e dramático da humanidade, 'A Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo' foi ao ar pela primeira vez em 27 de março de 1959, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. A Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo reuniu quase uma centena de artistas para fazer as vozes dos personagens bíblicos. O trabalho contava com a narração de Cesar Ladeira e a locução de Aurélio Andrade e Reinaldo Costa e participação de todo o então famoso cast de rádio-teatro da emissora. Anualmente era reproduzida em capítulos durante a Sexta-Feira da Semana Santa.

Ghiaroni foi ainda contratado da Rede Globo. Entre outros trabalhos, assessorou Chico Anysio na década de 1990, quando este produzia a "Escolinha do Professor Raimundo".[3]

Obras (poesia)[editar | editar código-fonte]

  • O Dia da Existência (1941)
  • A Graça de Deus (1945)
  • Canção do Vagabundo (1948)
  • A Máquina de Escrever (Scortecci Editora, 1997)

Referências

  1. A Rádio Nacional Arquivado em 28 de março de 2009, no Wayback Machine. RemixNews
  2. Morre Ghiaroni, autor do 'Monólogo das mãos' Jornal O Globo
  3. Tributo a Ghiaroni Arquivado em 20 de outubro de 2008, no Wayback Machine. por Marcelo Henrique. Acessado em 2 de março de 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.